Manas na Rua: Coletivo feminista apoia pessoas vulneráveis em Natal
Natal, RN 26 de abr 2024

Manas na Rua: Coletivo feminista apoia pessoas vulneráveis em Natal

29 de novembro de 2022
3min
Manas na Rua: Coletivo feminista apoia pessoas vulneráveis em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Adriana Amorim, especial para a agência SAIBA MAIS

Cinco amigas feministas iniciaram dia 28 de novembro de 2020, em Natal (RN), a distribuição gratuita de café da manhã vegano a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os locais escolhidos foram o viaduto do baldo, na Ribeira, e o antigo prédio do INSS.

Mais do que uma data comemorativa, o coletivo, que hoje conta com mais de 30 voluntárias, vem compreendendo este marco sob outras perspectivas. Além do combate à fome, a ação busca popularizar o veganismo, oferecer espaço de escuta, identificar as necessidades coletivas e buscar supri-las, a partir de doações junto à sociedade civil.

Desde o primeiro sábado, 105 encontros matinais ininterruptos já aconteceram, atendendo, principalmente, mulheres, crianças, adolescentes, idosos, população em situação de rua e pessoas LGBTQIAP+. Semanalmente, o projeto distribui um cardápio fixo com pães recheados, duas opções de frutas, cuscuz ou mungunzá, bolo de chocolate, café, suco e água.

"O café da manhã é a refeição mais importante do dia, e como os restaurantes populares estão fechados no fim de semana, o coletivo elegeu o sábado para distribuir na rua um café da manhã delicioso, nutritivo, sem exploração animal e de baixo custo", explica Luciana Carvalho, uma das membras-fundadoras do projeto, que hoje possui CNPJ e está registrado como Organização da Sociedade Civil (OSC).

O viaduto do Baldo foi um dos primeiros endereços para a entrega do material pelo projeto. Fotos: @manasnarua

Aumento da Pobreza

Com o avanço da pandemia da Covid-19 e da extrema pobreza no Brasil, as manas testemunharam o aumento do número de pessoas em situação de fome e que carecem de itens básicos de higiene.

Luciana Carvalho fala que, no início, o projeto atendia em torno de 35 pessoas. "Hoje, cerca de 160 pessoas marcam presença a cada sábado para garantir o café da manhã que terá sido, para muitas delas, a única refeição naquele dia", diz.

Além do 'Café nas Ruas', o projeto passou a contar com outras três frentes: 'Kit Higiene', que distribui a cada 3 meses kits de higiene individual e família; 'Aquecendo a Alma', que distribui lençóis e toalhas a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social, e 'Datas festivas', que visa oferecer uma experiência àquelas pessoas.

Alimentos vegano e kits de higiene são distribuídos à população em contexto de vulnerabilidade / foto: @manasnarua

 Doações para o Natal

O projeto se mantém com doações em dinheiro, alimentos, itens de higiene e outras necessidades, e conta com o trabalho de mulheres voluntárias. Além das doações rotineiras para suprir cada sábado, o coletivo também pede doações de itens para um cardápio natalino especial.

Para doações em dinheiro, basta enviar um Pix de qualquer valor para [email protected]

Para conhecer mais sobre o projeto, acompanhar as ações ou obter informações sobre doações, basta acessar o site https://coletivomanasnarua.org.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.