RN passa a monitorar perfil do turista de eventos e impressão nas redes sociais
Natal, RN 24 de abr 2024

RN passa a monitorar perfil do turista de eventos e impressão nas redes sociais

28 de dezembro de 2022
3min
RN passa a monitorar perfil do turista de eventos e impressão nas redes sociais

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Quase 2 milhões de passageiros já passaram pelo principal aeroporto do Rio Grande do Norte. A capital potiguar é um dos principais destinos no Brasil e recebe turistas de todo o país e, também, do exterior. Para analisar o perfil do turista de eventos no RN e as impressões que os visitantes compartilham nas mídias sociais, a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) lançou duas novas bases de dados para consulta do trade turístico e da sociedade em geral.

O monitoramento é uma demanda do setor de turismo e, segundo o head de Inteligência da Emprotur, Arthur Vasconcelos, partiu da necessidade de compreender quem é o turista que visita o RN em virtude de eventos, além de entender como o estado está sendo posicionado nas mídias sociais. Para tanto, terá como fontes entrevistas com os turistas, a partir de QR codes distribuídos nos eventos, e o uso de inteligência artificial e táticas de escuta social. Os dados foram incorporados ao Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio).

A base referente ao perfil do turista de eventos irá auxiliar diretamente no entendimento do comportamento desse turista, ajudando a identificar suas preferências de consumo e o seu comportamento quando estiver presente no nosso estado. Dessa forma, tanto o poder público, como o empresariado, poderão traçar estratégias de forma mais assertiva para atingir esse turista”, disse Arthur.

Já a base de sentimentos em mídias sociais, de acordo com o especialista em inteligência, vai auxiliar no entendimento sobre quais redes mais utilizadas pelo turista que visita o RN para divulgar suas impressões sobre o estado, identificando quais sentimentos estão sendo expressados nela e quais as principais expressões utilizadas quando o destino é citado. A partir disso, podem ser traçadas estratégias que se comuniquem melhor e atinjam o público de forma mais eficiente.

Um dos insights que já conseguimos captar a partir da base, por exemplo, é de que, no mês de novembro, 83% dos sentimentos positivos identificados nas redes sociais a respeito do Rio Grande do Norte vieram do Instagram. Foi possível identificar também uma diminuição de 33% no número de impressões negativas nas redes sociais até o momento do mês de dezembro, quando comparado com o mesmo período do mês anterior”, destacou o head de Inteligência da Emprotur.

Entre os eventos que mais atraem turistas para o RN estão o Carnatal, que nesse ano teve aproximadamente 33% do seu público vindo de outros estados, conforme pesquisa da Fecomércio, o Carnaval, o Mossoró Cidade Junina e festivais, como o Mada e o DoSol. De acordo com o banco de dados do Sírio, o turista de eventos gastou, em média, 33% a mais que o turista convencional em 2022.

O Sírio é fruto de uma parceria entre o Sistema Fecomércio RN, por meio do Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Federação e do Senac RN, com o Governo do Estado, através da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). A iniciativa visa a coleta de dados para análise do setor turístico. Os dados são disponibilizados por meio de painéis interativos e dinâmicos de inteligência de negócio (BI, em inglês). Atualmente, o sistema conta com 9 painéis.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.