Quase 2 milhões de passageiros já passaram pelo principal aeroporto do Rio Grande do Norte. A capital potiguar é um dos principais destinos no Brasil e recebe turistas de todo o país e, também, do exterior. Para analisar o perfil do turista de eventos no RN e as impressões que os visitantes compartilham nas mídias sociais, a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) lançou duas novas bases de dados para consulta do trade turístico e da sociedade em geral.
O monitoramento é uma demanda do setor de turismo e, segundo o head de Inteligência da Emprotur, Arthur Vasconcelos, partiu da necessidade de compreender quem é o turista que visita o RN em virtude de eventos, além de entender como o estado está sendo posicionado nas mídias sociais. Para tanto, terá como fontes entrevistas com os turistas, a partir de QR codes distribuídos nos eventos, e o uso de inteligência artificial e táticas de escuta social. Os dados foram incorporados ao Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio).
“A base referente ao perfil do turista de eventos irá auxiliar diretamente no entendimento do comportamento desse turista, ajudando a identificar suas preferências de consumo e o seu comportamento quando estiver presente no nosso estado. Dessa forma, tanto o poder público, como o empresariado, poderão traçar estratégias de forma mais assertiva para atingir esse turista”, disse Arthur.
Já a base de sentimentos em mídias sociais, de acordo com o especialista em inteligência, vai auxiliar no entendimento sobre quais redes mais utilizadas pelo turista que visita o RN para divulgar suas impressões sobre o estado, identificando quais sentimentos estão sendo expressados nela e quais as principais expressões utilizadas quando o destino é citado. A partir disso, podem ser traçadas estratégias que se comuniquem melhor e atinjam o público de forma mais eficiente.
“Um dos insights que já conseguimos captar a partir da base, por exemplo, é de que, no mês de novembro, 83% dos sentimentos positivos identificados nas redes sociais a respeito do Rio Grande do Norte vieram do Instagram. Foi possível identificar também uma diminuição de 33% no número de impressões negativas nas redes sociais até o momento do mês de dezembro, quando comparado com o mesmo período do mês anterior”, destacou o head de Inteligência da Emprotur.
Entre os eventos que mais atraem turistas para o RN estão o Carnatal, que nesse ano teve aproximadamente 33% do seu público vindo de outros estados, conforme pesquisa da Fecomércio, o Carnaval, o Mossoró Cidade Junina e festivais, como o Mada e o DoSol. De acordo com o banco de dados do Sírio, o turista de eventos gastou, em média, 33% a mais que o turista convencional em 2022.
O Sírio é fruto de uma parceria entre o Sistema Fecomércio RN, por meio do Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Federação e do Senac RN, com o Governo do Estado, através da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). A iniciativa visa a coleta de dados para análise do setor turístico. Os dados são disponibilizados por meio de painéis interativos e dinâmicos de inteligência de negócio (BI, em inglês). Atualmente, o sistema conta com 9 painéis.