Malandros do Samba vence Carnaval de Natal 2023 com homenagem ao deputado Ubaldo
Natal, RN 28 de mar 2024

Malandros do Samba vence Carnaval de Natal 2023 com homenagem ao deputado Ubaldo

28 de fevereiro de 2023
3min
Malandros do Samba vence Carnaval de Natal 2023 com homenagem ao deputado Ubaldo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Malandros do Samba é a campeã do Carnaval de Natal 2023. A escola apresentou no enredo o tema "Ubaldo: o menino de Tangará para a passarela do samba de Natal", homenageando o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), que reside no bairro das Rocas, origem também da escola de samba.

Esse é o 35º título de campeã da mais antiga agremiação carnavalesca em atividade em Natal.

O resultado foi apurado na tarde desta terça-feira (28), na sede da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), na Cidade Alta. Ao todo, a escola campeã somou 118,10 pontos no Grupo A, em seguida ficaram a Águia Dourada (117,50), Balanço do Morro (117,40), Acadêmicos do Morro (114,50) e Batuque Ancestral (107,80). A Escola Império do Vale conquistou o acesso ao Grupo A para o Carnaval de 2024.

Ao lado da esposa, Ivanilda, e da filha, Isla, o deputado desfilou em um carro alegórico que trazia seu nome em um grande letreiro de led.

"Vi o povo me aplaudindo, me acenando e me reconhecendo. Isso é muito importante para um homem público. Então, saio hoje com a certeza de que a Malandros do Samba fez um grande desfile. Viva a cultura natalense e potiguar e viva minha amada Rocas", declarou Ubaldo na ocasião.

Personagem

O desfile foi dividido em alas que demonstravam a vida do político, com destaque para as alas que demonstraram valorização a quadrilhas juninas e cultura popular. Um carro alegórico levou réplica da Igreja Santa Teresinha, de Tangará. Outras alas, mostraram os primeiros trabalhos de Ubaldo, como ajudante dos pais, Martinho e Teresinha, vendendo comidas em tabuleiros; e ainda seu amor pelos times de futebol ABC e Flamengo.

Ubaldo nasceu em 1967, em Tangará, no Trairi Potiguar. Em 1985, recebeu convite do Padre Campos e foi morar em Natal, quando iniciou trajetória política em pastorais. Foi presidente do Conselho Comunitário das Rocas; subprefeito da região Leste da Prefeitura do Natal; diretor da Urbana; membro dos Conselhos Municipais de Saúde e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Disputou eleições para a Câmara de Natal, ficando na 1ª suplência em 2000, 2004 e 2008. Em 2012, teve 1ª vitória, com 6.803 votos. Em 2016, foi reeleito, com 7.574 votos. Em 2018, disputou para a Assembleia Legislativa, alcançando a 3ª vitória de sua carreira, com 20.148 votos. Em 2022, repetiu a tentativa, ampliando em cerca de 70% sua votação, com 34.265 votos dos norte-rio-grandenses, ficando na 1ª suplência do PSDB e sendo diplomado e empossado para seu 2º mandato como deputado do RN (2023-2026).

Ubaldo acompanhou a apuração junto com a escola de samba. Foto: divulgação
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.