Com a garantia da segurança pública da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Natal, o transporte público de passageiro na capital potiguar continua a funcionar com a frota emergencial, de 20%, neste sábado (18). Sem registro de incêndio a ônibus em Natal há mais de 24 horas, o serviço de transporte segue sem interrupção.
A decisão pela manutenção da frota nas ruas acontece depois de mais um dia de reunião das forças de segurança pública do estado, Sindicato dos Transportes Rodoviários do RN (SINTRO), Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (SETURN) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).
Um total de 47 veículos devem começar a sair das garagens às 6h deste sábado. A operação vai durar até 19h. Circularão em caráter emergencial as linhas 07, 08, 21,22, 29, 33, 38, 43, 50,59,60,63, 73 e 77. Uma nova reunião irá avaliar a segurança do serviço e definir sobre a operação do domingo, 19.
A retomada do serviço aconteceu desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (17), depois que o Gabinete de Gestão de Crise (GGC), comandado pela governadora Fátima Bezerra, se reuniu com o sistema de transporte para discutir as estratégias de segurança e garantir reforço no policiamento.
Dados divulgados pela Polícia Civil do Estado mostram uma série de índices que atestam a queda do número de atos criminosos à Natal e outros municípios do Rio Grande do Norte. No primeiro dia de ataques, o Estado chegou a registrar 83 incêndios. O número desceu para 43, depois 24, e até às 21h desta sexta, foram apenas 3. O monitoramento atesta uma curva decrescente em todos os marcadores de violência.


