Começa nesta quinta (13), em Mossoró, a série de eventos culturais em homenagem ao Dia do Choro, celebrado em 23 de abril. Ao todo, serão cinco eventos, a programação começa amanhã com Recital no Sesc Mossoró, a partir das 14h, na sexta (14) é a vez do Recital de Choro na Programação do Letra e Música no SESC Mossoró, às 19h; no dia 18 tem Recital com os grupos de choro da cidade de Mossoró e os artistas convidados, às 19:30, no Teatro Lauro Monte Filho; no dia 19 é a vez da Roda de choro na Cervejaria Bacurim às 20h e; para comemorar o dia 23, será realizada uma grande Roda de choro no Memorial da Resistência, que fica localizado na Avenida Rio Branco, a partir das 17h. Toda a programação é gratuita.
A programação, batizada de Semana Viva o Choro, é resultado da parceria entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Serviço Social do Comércio – SESC Mossoró. O dia 23 de abril, quando se comemora o Dia Nacional do Choro, é uma homenagem ao mestre Pixinguinha, referência no gênero musical.
Durante a Semana Viva o Choro , além das apresentações, também haverá uma série de atividades como minicursos dos instrumentos que compõem a formação do choro (flauta, violão, clarinete, pandeiro, voz, etc.) e prática de conjunto em choro.
A programação tem o patrocínio de Êxito Assessoria Contábil, Associação dos Violonistas de Mossoró, FicFrio Hamburgueria e contamos com o apoio da Cervejaria Bacurim, TCM Telecom e Erasmo Filho Fotografia. Para mais informações, acesse: @nac.ufersa @proec_ufersa @escolademusicauern @choro.didatico
Referências
O Choro é um gênero musical brasileiro que surgiu no século XIX, no Rio de Janeiro. As músicas podem ser interpretadas e compostas para formações unicamente instrumentais ou formações que mesclam instrumentos e voz. Os conjuntos regionais são compostos por instrumentos musicais de sopro, cordas e percussão. Além disso, são inúmeros os compositores e intérpretes do choro, como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e Pixinguinha.