Egbé: religiões afro-brasileiras e coletivos culturais de Natal são retratados em livro
Natal, RN 30 de mai 2024

Egbé: religiões afro-brasileiras e coletivos culturais de Natal são retratados em livro

30 de maio de 2023
Egbé: religiões afro-brasileiras e coletivos culturais de Natal são retratados em livro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

“Egbé: ancestralidades, articulações e patrimônio”, organizado pelo antropólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Luiz Assunção, será lançado nesta terça-feira (30), a partir das 18h, na Galeria Newton Navarro (sede da Secult-Funcarte).

O evento inclui também a exposição Orixás em Marchetaria, de Ulisses Leopoldo de Souza, além da apresentação dos grupos Afoxé Estrela da Manhã e Nação Zamberacatu.

A obra reúne textos de pesquisadores e religiosos (babalorixá, juremeiro, ogã, yawô, abiã), com formação e atuação nas Ciências Sociais, que produzem conhecimentos sobre temas ligados às religiões afro-brasileiras em Natal e região metropolitana.

Participam do livro os pesquisadores: Kallile Sacha da Silva Araújo (PPGCS/UFRN), Eloyza Tolentino Soares (PPGAS/UFRN), Karolyny Alves Teixeira de Souza (PPGCS/UFRN), Maria Rita de Lima Assunção (U.Minho), Patrício Carneiro Araújo (Unilab), José Roberto Oliveira dos Santos (PPGCS/UFRN/IFRN), João Batista Figueredo de Oliveira (PPGCS/UFRN/Uninassau), Felipe da Silva Nunes (PPGAS/UFRN) e Lorran Lima de Almeida (PPGCS/UFRN).

As pesquisas foram realizadas a partir de parcerias com os terreiros Axé Ilê Bogunder Idágum J’ajá (Mãe Lúcia de Nanã), Centro Espírita de Umbanda Pombagira Rainha (Pai Igor Fernandes), Centro Humilde de Caridade São Lázaro (Mãe Nilza Barroso), Ilê Asé Dajó Ìya Omí Sàbá (Babá Noamã Pinheiro), Ilê Axé Afinká, Terreiro da Prata (Pai Jorge de Oxaguian), Ilê Axé Omim Oxum Agemum (Pai Zé Maria d’Oxum), Ilê Ogum Oiá Axé Odara (Pai Walter Egea), Terreiro de Jurema Mestre Benedito Fumaça (Pai Freitas) e dos coletivos culturais Coco Juremado RN “As Flechas” (Mestre Gilvan Aiquoc), Coco de Rosa (Mestre Ranah Duarte), Folia de Rua Potiguar (Mestre Jorge Negão), Grupo Pau e Lata (Mestre Danúbio Gomes) e Nação Zamberacatu (Mestre Kleber Moreira).

O termo "Egbé" designa a sociedade dos Espíritos amigos e se refere, simultaneamente, a um orixá e a uma irmandade ou corporação de seres espirituais.

O autor explica que a intenção foi produzir uma publicação com registro das experiências e as reflexões de estudos sobre essas religiões, que usaram a coleta de dados e a descrição da cultura material de grupos sociais, a Etnografia.

"A ideia foi procurar abarcar as narrativas de vida de lideranças religiosas e suas ancestralidades, as concepções ritualísticas e suas práticas cotidianas, a trama dos conflitos e negociações, a agência dos diferentes sujeitos, as relações políticas constituídas, as questões referentes à intolerância religiosa, a produção do patrimônio arquitetônico religioso, as expressões simbólicas religiosas nas festas, danças, no corpo em performance.", descreveu.

Luiz Carvalho de Assunção é doutor em Ciências Sociais - Antropologia, pela PUC São Paulo, professor do Departamento de Antropologia da UFRN, e tem pesquisas nos campos da Antropologia das populações afro-brasileiras (religião, comunidades quilombolas); cultura popular; tradição, memória e oralidade.

A publicação foi aprovada pela Seleção Pública de Apoio Financeiro às Expressões Culturais Religiosas de 2022, promovida pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte).

Lançamento “Egbé: ancestralidades, articulações e patrimônio”
Organizador: Luiz Assunção
Local: Galeria Newton Navarro (sede da Secult-Funcarte)
Data: terça-feira (30 de maio)
Horário: 18h
Entrada gratuita.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.