Encontro de juremeiros em Natal contribui para quebra de preconceitos
Natal, RN 23 de mai 2024

Encontro de juremeiros em Natal contribui para quebra de preconceitos

5 de janeiro de 2024
3min
Encontro de juremeiros em Natal contribui para quebra de preconceitos
Imagem: Freepik

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Quem não conhece a roda de jurema poderá participar de uma no próximo domingo (7), a partir das 16h, na Fundação Capitania das Artes (Funcarte), na Ribeira. É que vai ocorrer o 7º Encontro de Juremeiros de Natal/RN, com programação gratuita que e inclui abertura com grande roda de jurema, entrega de comendas a homenageados, apresentação cultural, feirinha típica com barracas de comidas, bebidas e artesanatos.

"É um encontro para mostrar que nós somos uma religião da paz, do amor, da caridade, e que louvamos a Deus, o Deus Eterno que é único, através dos nossos atabaques, através das nossas maracas, e através do respeito à natureza e ao próximo”, assim, define Suely Juremeira.

Ela acrescentou que ainda existem muita perseguição e intolerância a serem combatidas e esse Encontro, que chega à sétima edição, contribui para essa luta, enquanto atrai simpatizantes e curiosos.

Vale lembrar que muito antes da chegada de Pedro Álvares Cabral no Brasil e da expedição que trouxe jesuítas cristãos para as terras brasileiras, nosso povos nativos, os indígenas, tinham suas próprias formas de manifestar a fé para suas divindades. Com a chegada dos negros escravizados, alguns séculos depois, esses dois povos se uniram e misturaram suas manifestações religiosas. Uma das que sobrevive é a Jurema Sagrada, uma tradição nordestina de origem "afroameríndia" que reúne o uso (do chá) da jurema, com influências de rituais africanos, xamânicos e também cristãos.  Apesar de ser uma tradição secular, ainda existe muito preconceito, inclusive com ataques a terreiros e até mesmo contra pessoas que usam suas vestimentas religiosas no dia-a-dia. Sendo assim, o Encontro de Juremeiros de Natal/RN, de acordo com sua coordenadora, Suely Juremeira, é uma iniciativa, principalmente de "resistência".

A coordenadora explica que a roda expressa a “paridade entre seres humanos" e que cada movimento tem uma explicação:

“Ao centro ficam os mais velhos, no círculo menor; em volta, os mais novos. E o pai de santo, o juremeiro mais antigo, rege os cânticos, puxa os pontos, como a gente diz, ao som de luz, que são os atabaques da jurema, e das maracas, que são balançadas para chamar os encantados. Então, nós cantamos para caboclo, nós cantamos para mestre, nós cantamos para mestra, para banhadeiro, e assim vai”, detalha.

O evento é organizado pelos terreiros de Jurema Mestre Benedito Fumaça e de Jurema Mestre Aroeira, com o apoio da Associação Multicultural Azulmata, da Fundação José Augusto e da Funcarte, além de mandatos parlamentares.

Participarão várias comunidade de terreiros da Jurema Sagrada com a intenção de confraternizar os grupos e colaborar para a superação de preconceitos, enquanto professam a própria fé.

Serviço | VII Encontro de Juremeiros Natal/RN
Data: domingo, 7 de janeiro de 2023
Horário: a partir das 16h
Local: Funcarte (Av. Câmara Cascudo, 434 - Cidade Alta)
Evento gratuito.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.