Natal terá 9 escolas e 7 CMEIs com parte das vagas em tempo integral
Natal, RN 4 de mar 2024

Natal terá 9 escolas e 7 CMEIs com parte das vagas em tempo integral

17 de janeiro de 2024
3min
Natal terá 9 escolas e 7 CMEIs com parte das vagas em tempo integral
Foto: Tribuna do Norte

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Quando o ano letivo de 2024 começar na rede pública municipal de ensino, a partir de 13 de março, Natal vai contar com três escolas que atenderão todos os estudantes em tempo integral e mais seis escolas que atenderão apenas parcialmente os alunos e alunas nesse formato de ensino, com abertura somente de algumas turmas. Além disso, a rede municipal terá sete Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s) que terão parte das vagas funcionando em tempo integral.

No caso das escolas, as unidades com vagas em tempo integral estão localizadas na Zona Oeste (Alecrim e Dix-Sept Rosado), Zona Sul (Ponta Negra, Neópolis e Pitimbu) e Zona Norte da capital (Potengi, Parque dos Coqueiros, Santa Catarina e Igapó).

Já os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s) com vagas em tempo integral a partir de 2024 estão localizados na Zona Norte (Lagoa Azul e Pajuçara), Zona Leste (Dix-Sept Rosado, Barro Vermelho e Praia do Meio) e Zona Sul (Ponta Negra e Morro Branco).

Atualmente, a rede municipal de Natal tem 55.084 estudantes matriculados em todas as etapas de ensino. São 72 Escolas de Ensino Fundamental e 74 Centros Municipais de Educação Infantil.

Já em tempo integral no período letivo de 2023, que continua em andamento, 285 estudantes conseguiram vaga. Também há cinco Cmei’s que abriram parte de suas vagas para matrículas em tempo integral, num total de 134 crianças matriculadas nessa modalidade de ensino.

As vagas abertas na modalidade de tempo integral fazem parte de uma pactuação do município com o governo federal através do Programa Escola em Tempo Integral, lançado em setembro de 2023 pelo governo Lula.

Além da Prefeitura do Natal, o Governo do Estado também firmou pactuação para abertura de vagas em tempo integral em sua rede. Com a proposta, o Ministério da Educação (MEC) quer ampliar em um milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil já em 2023, por meio de um investimento total de R$ 4 bilhões. A meta é alcançar, até 2026, um total de 3,2 milhões de matrículas. 

Escolas com vagas em tempo integral

ZO – Alecrim, Dix-Sept Rosado e Pitimbu

ZS - Ponta Negra e Neópolis

ZN - Potengi, Parque dos Coqueiros, Santa Catarina e Igapó

CMEIs com vagas em tempo integral

ZS Ponta Negra, Morro Branco

ZL Dix-Sept Rosado, Barro Vermelho e Praia do Meio

ZN Lagoa Azul, Pajuçara

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.