Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; veja situação no RN
Natal, RN 30 de mai 2024

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; veja situação no RN

30 de abril de 2024
4min
Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; veja situação no RN
Imagem: Pixabay.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Brasil ultrapassou quatro milhões de casos de dengue registrados em 2024. É o que mostra o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde na manhã desta terça-feira (30). Ao total, 4.127.571 casos prováveis da doença foram notificados nos quatro primeiros meses de 2024. A nível estadual, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) no último dia 24, o RN teve 16.772 casos notificados de dengue somente neste ano.

Dos casos confirmados, o estado já contabiliza um número de 2.587. Já os descartados somam 3.484.

Mais recente painel sobre a dengue divulgado pela Sesap. Imagem: Reprodução/Sesap.

Os casos notificados por dengue no estado nos primeiros meses deste ano já são maiores que em todo o ano passado. Ao longo de todos os doze meses de 2023, a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) registrou 12.048 ocorrências.

Quanto às mortes por dengue, o Brasil já conta com 1.937 casos confirmados e 2.345 sob investigação. O RN até o momento tem 1 óbito confirmado e 2 que estão sendo investigados, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. No ano passado ocorreram três mortes por dengue no RN, ao longo de todo o ano.

A faixa etária mais afetada, tanto nacionalmente quanto a nível de RN, é de 20 a 29 anos, que concentra a maior parte dos casos. Já a faixa etária menos atingida é diferente nos dois casos: no país como um todo, é a de crianças menores de 1 ano; no RN, é a de pessoas com 80 anos ou mais.

As unidades de Federação com maior incidência da dengue são Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina.

No início deste ano, uma projeção realizada pelo Ministério da Saúde apontou que os casos de dengue no país podem chegar a 4.225.885.

Ampliação da vacina

Entrou em vigor no último dia 18 uma orientação do Ministério da Saúde para que a faixa etária do público-alvo da vacina contra dengue seja estendida para 6 a 16 anos.

Essa estratégia é temporária, e apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até esta terça, 30 de abril. Para evitar a perda de doses, a ampliação da faixa etária poderá ser até o limite especificado na bula da vacina, que é dos 4 aos 59 anos 11 meses e 29 dias de idade, somente nos casos de necessidade.

Ao todo, foram 29 os municípios potiguares que receberam doses da vacina contra a dengue. Sendo eles: Apodi, Areia Branca, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Extremoz, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Janduís, Macaíba, Messias Targino, Mossoró, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Serra do Mel, Tibau e Upanema. Se juntam nesta lista mais dez municípios, são eles: Caicó, Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, Santa Cruz, João Câmara, Touros, São Paulo do Potengi, Pendências, Luís Gomes e Jucurutu. 

Saiba+

RN confirma primeira morte por dengue no estado em 2024

Ministério da Saúde amplia público alvo da vacina contra dengue no RN

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.