Ministério da Saúde amplia público alvo da vacina contra dengue no RN
Natal, RN 27 de mai 2024

Ministério da Saúde amplia público alvo da vacina contra dengue no RN

18 de abril de 2024
3min
Ministério da Saúde amplia público alvo da vacina contra dengue no RN
Aplicação de vacina| Foto: José Cruz/Agência Brasil

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Ministério da Saúde emitiu um orientação, na noite desta quarta-feira (17), para que a faixa etária do público-alvo da vacina contra dengue seja estendida para 6 a 16 anos. Com isso, os municípios potiguares que ainda possuírem doses da vacina contra a dengue, que vencem no próximo dia (30), poderão ampliar o seu público a partir desta quinta-feira (18).

De acordo com a nota técnica do Ministério da pSaúde, a decisão, orientada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), é uma estratégia temporária e, apenas, para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de abril. Por isso, cada município terá de montar sua estratégia de vacinação a partir da orientação do ministério.

A nota ainda aponta que, para evitar a perda de doses, a ampliação da faixa etária poderá ser até o limite especificado na bula da vacina, que é dos 4 aos 59 anos 11 meses e 29 dias de idade, somente nos casos de necessidade. Vale destacar que, todas as pessoas vacinadas neste novo esquema terão sua segunda dose garantida.

RN conta com 29 municípios aplicando vacina contra dengue 

O Rio Grande do Norte realizou, neste mês, a redistribuição de 7,2 mil doses do lote que vai vencer no fim do mês, em mais dez cidades do estado. Ao todo, o RN já recebeu 45,1 mil doses de imunizantes. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), até a manhã desta quinta-feira, o Rio Grande do Norte possuía 25.836 doses do imunizante aplicadas.

As cidades que já possuem vacinas disponíveis são Apodi, Areia Branca, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Extremoz, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Janduís, Macaíba, Messias Targino, Mossoró Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Serra do Mel, Tibau e Upanema. Nessa lista, mais dez municípios foram incluídos, são eles: Caicó, Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, Santa Cruz, João Câmara, Touros, São Paulo do Potengi, Pendências, Luís Gomes e Jucurutu. 

Casos notificados de dengue no RN em 2024 são maiores que todo 2023

Da primeira semana de janeiro até o início de abril, o Rio Grande do Norte já registrou mais notificações de possíveis casos de dengue em 2024 do que em todo o ano de 2023. Os dados são dos boletins e painéis epidemiológicos publicados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), publicados semanalmente. 

Até esta terça-feira (16), o RN teve 15183 casos notificados de dengue em 2024. Ao longo de todos os 12 meses de 2023, a Sesap registrou 12.048 ocorrências. Saiba +: Casos notificados de dengue no RN em 2024, já são maiores que todo o ano de 2023

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.