RN confirma primeira morte por dengue no estado em 2024
Natal, RN 2 de mai 2024

RN confirma primeira morte por dengue no estado em 2024

19 de abril de 2024
3min
RN confirma primeira morte por dengue no estado em 2024
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypt | Foto: shutterstock

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou a primeira morte por dengue no estado neste ano. A vítima, uma mulher que morava no município de Itaú, no Alto Oeste Potiguar, faleceu no dia 21 de março por, de acordo com o laudo médico, “Dengue Hemorrágica e distúrbio hidroeletrolítico".

Esse distúrbio ocorre quando se perde grandes quantidades de líquidos e eletrólitos. A informação foi confirmada pela família da vítima à imprensa local.

O Rio Grande do Norte enfrenta atualmente uma grande onda de casos de dengue e arboviroses. Só em 2024, o estado superou o número de casos notificados para dengue do que todo o ano de 2023. De acordo com último boletim, divulgado na terça-feira (16), o RN teve 15183 casos notificados de dengue em 2024. Ao longo de todos os 12 meses de 2023, a Sesap registrou 12.048 ocorrências. No ano passado ocorreram três mortes por dengue, ao longo de todo o ano.

foto: Sesap

De casos confirmados, o estado já contabiliza 2.281 casos, já os descartados somam 2.848 casos. Saiba+ | Casos notificados de dengue no RN em 2024, já são maiores que todo o ano de 2023

Brasil já registrou 1.544 mortes por dengue em 2024

Dados do Ministério da Saúde mostram - no Painel de Monitoramento de Arboviroses - que o Brasil registrou 1.544 mortes confirmadas por dengue em 2024. A informação está atualizada até 18 de abril, e pelo monitoramento o RN ocupa o segundo menor número de mortes confirmadas em todo país, com o caso confirmado. Apenas dois Estados brasileiros ainda não resgistraram mortes: Acre e Roraima. A lista com maiores números de casos é puxada por São Paulo (320), Distrito Federal (270) e Minas Gerais (261).

Ampliação da vacinação 

O Ministério da Saúde emitiu um orientação para que a faixa etária do público-alvo da vacina contra dengue seja estendida para 6 a 16 anos. A orientação entrou em vigor nesta quinta-feira (18) e assim, os 29 municípios potiguares, que possuem imunizantes disponíveis, já podem ampliar o seu público-alvo.

Essa é uma estratégia temporária e, apenas, para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de abril. Para evitar a perda de doses, a ampliação da faixa etária poderá ser até o limite especificado na bula da vacina, que é dos 4 aos 59 anos 11 meses e 29 dias de idade, somente nos casos de necessidade. 

As cidades que já possuem vacinas disponíveis são Apodi, Areia Branca, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Extremoz, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Janduís, Macaíba, Messias Targino, Mossoró Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Serra do Mel, Tibau e Upanema. Se juntam nesta lista mais dez municípios, são eles: Caicó, Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, Santa Cruz, João Câmara, Touros, São Paulo do Potengi, Pendências, Luís Gomes e Jucurutu. 

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.