Cultura: confira as primeiras informações sobre o Festival Cena Nordeste
Natal, RN 30 de abr 2024

Cultura: confira as primeiras informações sobre o Festival Cena Nordeste

16 de abril de 2024
3min
Cultura: confira as primeiras informações sobre o Festival Cena Nordeste

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Expressões artísticas dos nove estados do Nordeste em um intercâmbio cultural itinerante. A ideia surgiu em 2023, nos debates da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste, coordenada pelo secretário estadual de cultura da Paraíba, Pedro Santos. O negócio amadureceu e se materializou na forma do Festival Cena Nordeste, cujo lançamento oficial vai acontecer na próxima quinta-feira (18), em Olinda.

A reportagem do Saiba Mais conseguiu apurar detalhes do projeto em meio aos preparativos do lançamento e traz agora informações em primeira mão.

A proposta é que o Cena Nordeste Festival seja um intercâmbio artístico-cultural envolvendo a circulação de artistas dos nove estados da região, fortalecendo também a identidade regional e estimulando o desenvolvimento econômico através do turismo cultural.

A organização do evento é do Consórcio Nordeste, com o apoio das secretarias estaduais de cultura de todos os estados da região. Após o lançamento oficial em Olinda, a programação será iniciada em maio.

Serão nove finais de semana de programação, sempre numa capital nordestina diferente.

O calendário de 2024 é o seguinte: João Pessoa (10 e 11 de maio), Maceió (7 e 8 de junho), São Luís (5 e 6 de julho), Teresina (2 e 3 de agosto), Recife (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro). Em todos os casos, o evento é gratuito para a população local.

Em Natal, a previsão é que o evento aconteça no Teatro Alberto Maranhão.

O evento envolve as mais diferentes linguagens artísticas: audiovisual, grafite, teatro, dança, circo, cultura popular e música.

O funcionamento será o seguinte: tem sempre um estado anfitrião. E oito estados visitantes que se revezam na responsabilidade de trazer atrações de cada uma das linguagens. Todos, assim, serão anfitriões uma vez e responderão uma vez por cada uma das linguagens.

Os artistas de cada estado estão sendo definidos por curadores locais e ainda não estão todos fechados. Agora é esperar pelo fechamento da programação.

O evento de lançamento acontecerá a partir das 15h, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda (PE), e será transmitido on-line aqui pelo instagram do Cena Nordeste (@cenanordestefestival).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.