Queijos e manteiga do RN são premiados em evento mundial em SP
Natal, RN 20 de mai 2024

Queijos e manteiga do RN são premiados em evento mundial em SP

22 de abril de 2024
5min
Queijos e manteiga do RN são premiados em evento mundial em SP

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Queijos e manteigas fabricados nos municípios de Caicó, São João do Sabugi, Jucurutu, Tenente Laurentino e de Monte Alegre foram premiados em evento internacional em São Paulo. Ao todo, o RN conquistou nove medalhas no concurso Mundial do Queijo do Brasil 2024, realizado em São Paulo entre os dias 11 e 14 de abril. Os produtos do RN concorreram com os produzidos em 14 países diferentes representados no evento que é um importante palco para a valorização da cultura queijeira nacional e internacional. A premiação potiguar comprovou a excelência dos queijos produzidos no estado com o apoio do Sebrae-RN.

Um júri de 300 especialistas nacionais e internacionais foi responsável por avaliar criteriosamente a aparência, o aroma, a textura e o sabor dos produtos inscritos na competição. Entre os produtos potiguares apresentados, destacaram-se e foram premiados queijos de coalho, queijos de manteiga e manteigas da terra.

A produção da Queijeira do Zaca, localizada em São João do Sabugi, foi duplamente premiada, conquistando tanto a medalha de Super Ouro pela Manteiga da Terra quanto a medalha de Ouro pelo Queijo Ancestral. Da mesma forma, a Laticínio Sertão Jucurutu, em Jucurutu, foi reconhecida com a medalha de Ouro pelo Queijo de Manteiga e pela Manteiga de Garrafa. Também se destacou a Queijeira Capril Buxada, em Monte Alegre, com a medalha de Super Ouro pela produção da manteiga derivada de leite caprino. Já a Queijeira Galego da Serra, sediada em Tenente Laurentino Cruz, recebeu a medalha de Ouro pela Manteiga do Sertão.

O evento é promovido pela SerTãoBras, associação de produtores de queijos artesanais. O Mundial do Queijo é realizado a cada dois anos em parceria com a Guilde Internationale des Fromagers, uma das maiores associações de queijeiros do mundo, presente em mais de 40 países.

Conheça os produtos do RN premiados

Super Ouro
Manteiga da Terra do Zaca – Queijeira do Zaca – São João do Sabugi
Manteiga Ghee Delícia da Cabrita – Queijeira Capril Buxada – Monte Alegre

Ouro
Queijo Ancestral – Queijeira do Zaca – São João do Sabugi
Queijo de Manteiga – Laticínio Sertão Jucurutu – Jucurutu
Manteiga de Garrafa – Laticínio Sertão Jucurutu – Jucurutu
Manteiga do Sertão – Laticínio Sertão Jucurutu – Tenente Laurentino Cruz

Prata
Manteiga da Terra – Queijeira Dona Gertrudes – Caicó

Bronze
Queijo de Coalho – Queijeira Dona Gertrudes – Caicó
Queijo de Manteiga – Queijeira Galego da Serra – Tenente Laurentino Cruz

Sebrae-RN no apoio aos produtores

Comprometido em fortalecer a cadeia produtiva de queijos no Rio Grande do Norte, o Sebrae oferece consultorias, capacitações e outras iniciativas para impulsionar o setor. Uma dessas iniciativas é a Rota do Queijo Potiguar, que visa promover o turismo cultural e gastronômico no estado. A rota proporciona aos visitantes a oportunidade de mergulhar nas histórias, processos de produção e sabores singulares dos queijos e derivados do leite locais.

Dessa forma, não apenas impulsiona a economia regional, valorizando a produção local, mas também enriquece a experiência dos turistas, proporcionando uma imersão na cultura e tradição queijeira do RN. Essa iniciativa é realizada em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Na comitiva representando o estado potiguar no evento de São Paulo estiveram: o gestor do programa de leite e genética do Sebrae-RN, Acácio Brito; Lucenildo Firmino de Souza, produtor da Queijeira Galego da Serra em Tenente Laurentino Cruz; Marcelo Roque, produtor da Queijeira Dona Marta em Parelhas e presidente da Cooperativa CAPESA; e Adeilton Silva, do Canal Agro Sertão. O Sebrae-RN apoiou o envio dos produtos lácteos de 12 queijeiras para o concurso, através de uma parceria com a Agência dos Correios de Caicó.

O gestor do Projeto Leite & Genética do Sebrae-RN, Acácio Brito, enfatizou o excelente desempenho dos produtores no concurso. “Os produtores de queijos potiguares representaram brilhantemente a excelência da produção no estado, demonstrando uma diversidade de sabores e uma qualidade excepcional do que é produzido no RN. Estamos muito felizes com o resultado”, celebrou.

A analista técnica do Sebrae-RN, Kessianny Souza, destaca o mérito dos produtores potiguares que se destacaram entre os melhores queijos do mundial, comprovando a qualidade do queijo e demais produtos lácteos produzidos no Rio Grande do Norte. “O reconhecimento internacional também representa o coroamento de um trabalho de longa data do Sebrae com o segmento dos queijos e produtos lácteos potiguares”, avaliou.

Durante o Mundial em São Paulo, uma programação especial também foi dedicada aos consumidores finais. Na feira de queijos, bebidas e alimentos artesanais, o público em geral desfrutou de uma verdadeira celebração de sabores e experiências, com a oportunidade única de degustar e adquirir produtos frescos e saborosos diretamente dos produtores.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.