Geólogos debatem profissão, ciência e transição energética em eventos no Nordeste
Natal, RN 13 de jun 2026

Geólogos debatem profissão, ciência e transição energética em eventos no Nordeste

12 de novembro de 2025
5min
Geólogos debatem profissão, ciência e transição energética em eventos no Nordeste

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com o propósito de fortalecer o diálogo entre ciência, profissão e desenvolvimento sustentável, a Associação dos Geólogos do Rio Grande do Norte (AGERN) e a Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) realizam, entre os dias 17 e 19 de novembro, a 15ª edição do Ciclo de Debates “GEOPolíticas” e o II Workshop “Margem Equatorial”. Realizados em parceria com a Associação Profissional dos Geólogos do Ceará (APGCE), os eventos contam com patrocínio do Sistema Confea-Crea e da Mútua e acontecerão em Fortaleza (CE), local que também sediará o 30º Simpósio de Geologia do Nordeste (SGNE) e o 12º Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste (SRONE), promovidos pela Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo Nordeste e pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/MCTI).

De acordo com o geólogo Orildo Lima e Silva, diretor da AGERN e da FEBRAGEO, a escolha da capital cearense como sede tem uma justificativa especial: o SGNE é reconhecido como o maior e mais tradicional evento geocientífico da região e um dos mais importantes do país. O dirigente acrescenta que a realização simultânea dos eventos cria uma oportunidade única de integração entre diferentes segmentos. 

“O SGNE e o SRONE deverão mobilizar milhares de participantes, reunindo profissionais, pesquisadores, estudantes, gestores públicos, empresários e lideranças políticas e sociais. E como o GEOPolíticas e o Workshop tratam de temas de grande relevância para a comunidade geocientífica e para a sociedade, nada melhor do que unirmos forças. Por isso, o XV GEOPolíticas e o Workshop “Margem Equatorial” integram a programação oficial do Simpósio”, completa Orildo.

XV GEOPolíticas

A programação do XV GEOPolíticas será realizada nos dias 17 e 18 de novembro, com mesas de debate voltadas a temas relacionados ao exercício profissional dos geólogos e aos desafios da transição energética. A abertura oficial ocorrerá às 9h da segunda-feira (17), com o lançamento da 14ª edição da revista GEOLOGIA Todo Dia. A solenidade, com duração prevista de uma hora, contará com a presença de representantes do Confea, FEBRAGEO, Crea-CE, Mútua, SGB/CPRM e de diversas outras entidades e instituições do setor.

Em seguida, a mesa de abertura discutirá as atribuições profissionais da Geologia e o papel das prefeituras na transição energética, destacando como as políticas públicas municipais podem influenciar o planejamento territorial e ambiental. Ao longo do primeiro dia, os debates também abordarão a integração das micro e pequenas empresas às novas cadeias de energia e inovação, com a participação de representantes do Sebrae, Fiec, Mútua e Banco do Nordeste. As mesas tratarão de suporte técnico, financiamento, tecnologia e apoio institucional a empreendimentos de base geológica e energética, reforçando a importância da articulação entre o setor produtivo e os órgãos de fomento.

No segundo dia, os painéis concentrarão discussões sobre temas estratégicos, como minerais críticos e terras raras, além da atuação do SGB/CPRM, ANM e CETEM/MCTI na prospecção e agregação de valor mineral. Outro destaque será o debate sobre o papel dos programas PRH/ANP na formação de novos profissionais para o setor energético, e o encerramento da jornada trará a mesa “A Transição Energética e os Profissionais da Engenharia e Geociências”, reunindo representantes de entidades como Crea-RN, sindicatos de engenheiros de PE e de SP, e do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro.

Workshop

Já o II Workshop “Margem Equatorial”, marcado para o dia 19 (quarta-feira), será dedicado às perspectivas de exploração e desenvolvimento da Margem Equatorial Brasileira, considerada uma das fronteiras exploratórias de petróleo e gás mais promissoras do país. Os debates tratarão da Lei de Partilha, da criação de um Fundo Soberano e das oportunidades que se abrem para os estados do Norte e Nordeste, com a participação de especialistas da Petrobras, MCTI, INEEP, UFMA, UFRJ e SGB/CPRM.

Conferencista do Workshop, e também do 30º SGNE, o professor doutor Allan Kardec Barros Filho, atual presidente da Companhia Maranhense de Gás (GASMAR), aprofundará a discussão sobre as perspectivas que se abrem para o país com a exploração responsável da Margem Equatorial. Segundo o especialista, o debate sobre essa nova fronteira exploratória deve ser conduzido de forma técnica, transparente e ancorada no interesse público, superando a falsa dicotomia entre exploração e preservação ambiental.

Para Allan Kardec, a Margem Equatorial representa uma oportunidade singular de desenvolvimento econômico e tecnológico para o Norte e o Nordeste, desde que acompanhada por rigorosos padrões de governança, licenciamento e monitoramento ambiental. Em artigo recente, ele destacou que a exploração da Margem Equatorial deve ser entendida como um projeto de Estado, capaz de integrar políticas de energia, ciência e inovação, fortalecendo a soberania nacional e a transição para uma economia de baixo carbono.

No período da tarde, encerrando a programação do Workshop, a mesa “Transição Energética e Oportunidades na Margem Equatorial” destacará iniciativas voltadas à energia eólica offshore, ao planejamento espacial marinho e à integração entre pesquisa, indústria e políticas públicas.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.