Câmara de Natal pede arquivamento da Comenda Marielle Franco
Natal, RN 16 de abr 2024

Câmara de Natal pede arquivamento da Comenda Marielle Franco

17 de junho de 2019
Câmara de Natal pede arquivamento da Comenda Marielle Franco

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O vereador Ranieri Barbosa (Avante) pediu o arquivamento da Comanda Marielle Franco de Direitos Humanos, que pretendia homenagear mulheres negras com destaque na área. A comanda já tinha sido aprovada em abril, mas teve votação anulada no dia 20 de maio. Agora, a vereadora Divaneide Brasílio (PT) pretende apresentar um novo projeto, com o mesmo conteúdo, e de autoria da vereadora.

Na última sexta-feira (14), Ranieri Barbosa expressou no Plenário o desejo de arquivar a Comenda. Nesta segunda-feira (17), o vereador Ney Lopes confirmou que o vereador autor do projeto havia pedido o arquivamento. O projeto, no entanto, ainda deverá ser votado em plenário, mas não há data para que isso aconteça. Somente depois da votação, a vereadora poderá novamente trazer a pauta.

A Agência Saiba Mais entrou em contato com o vereador Ranieri Barbosa, mas foi informada de que o representante na Câmara estava em viagem no interior do estado. A assessoria também não soube informar as razões do pedido de arquivamento.

Em maio, a votação favorável à Comanda foi anulada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal depois que o vereador Cícero Martins, do PSL, questionou o número de vereadores presentes durante a votação do regime de urgência do projeto. Ele havia sido o único a votar contrário à proposta.

Na época, o Presidente da Comissão de Justiça, o vereador Ney Lopes, disse que o argumento de Cícero foi sustentado e que não havia quórum para a votação de urgência.

Marielle Franco 

Marielle Franco é mulher, negra, lésbica e nasceu na periferia do Rio de Janeiro. Ela exercia o primeiro mandato de vereadora pelo PSOL quando foi assassinada em 14 de março de 2018, com quatro tiros cabeça, ao sair de um evento na capital carioca. Desde então, o nome da parlamentar carioca ganhou o mundo e virou símbolo da luta em defesa da Democracia e dos Direitos Humanos no Brasil.

*A matéria inicial foi publicada com um equívoco. A Comenda Marielle Franco ainda não foi anulada. O vereador Ranieri Barbosa entrou com o protocolo de arquivamento e ele ainda será votado, como exige o regimento interno.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.