Consórcio Nordeste lança programa de rádio destacando agenda regional de interesse público
Natal, RN 19 de abr 2024

Consórcio Nordeste lança programa de rádio destacando agenda regional de interesse público

12 de novembro de 2019
Consórcio Nordeste lança programa de rádio destacando agenda regional de interesse público

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Consórcio Nordeste estreou segunda-feira (12) um programa de rádio com informações sobre os nove estados da região. O Giro Nordeste terá 15 minutos de duração, vai ao ar de segunda a sexta-feira e será retransmitido, inicialmente, por 11 emissoras públicas. A articulação via Consórcio está sendo feita junto às rádios públicas dos estados. A coordenação geral é da Rádio Nova 1290 Timbira AM, do Maranhão.

No Rio Grande do Norte, a parceria do Consórcio será com a Universitária FM, ligada a UFRN. O superintendente da Comunica Sebastião Faustino confirmou a participação da rádio potiguar e explicou que emissora vai participar com até três matérias por semana. Nos próximos dias, a Universitária FM vai lançar um edital de ocupação da rádio para projetos independentes e Faustino aguarda só um parecer jurídico sobre o edital para adaptar o Giro Nordeste à nova grade de programação:

- Vamos participar, mas com duas ou três matérias por semana. O tempo das matérias é de dois minutos e as nossas são mais longas, então precisamos reeditar. Como vamos ter os programas do edital, precisamos analisar os horários pra gente não ficar mudando o programa de horário”, afirmou.

No programa de estreia, o Giro Nordeste veiculou matérias sobre a economia de R$ 48 milhões na primeira compra realizada pelo Consórcio, além de notícias específicas sobre o turismo em João Pessoa, a primeira edição da feira literária de Canudos, na Bahia, e a liberação de praias em Pernambuco que chegaram a ser contaminadas pelo óleo que chegou ao litoral nordestino.

O diretor geral do Instituto de Radiodifusão da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves, conta que o Giro Nordeste não é uma cobertura dos governos, mas sobre a região, focado na cultura e numa agenda mais ampla:

- É uma rádio jornal que está começando com 15 minutos, mas estamos pensando em ampliar para meia hora a partir da colaboração das rádios envolvidas. É uma cobertura ampla aproveitando basicamente o que as emissoras já produzem e tentando em cada emissora selecionar uma pauta mais importante que tenha sentido de ser reverberada regionalmente, que passe pela área da cultura, enfim, que passe por uma agenda bem ampla que não diz respeito apenas a uma agenda de governo", afirmou.

O secretário adjunto de Radiodifusão do Maranhão Robson Paz destacou o ineditismo da iniciativa:

“Trata-se de uma ação inédita integrada entre as emissoras públicas para divulgar a agenda regional de interesse público de diversos segmentos e fortalecer a comunicação pública”, afirmou.

A iniciativa está aberta para a adesão de novas emissoras de rádio. O programa também pode ser baixado ou ouvido pelo site http://radiotimbira.ma.gov.br. O email de contato é [email protected]

Consórcio Nordeste

O Consórcio Nordeste foi criado em março deste ano e inclui os nove Estados da região. A parceria tem várias vantagens, como a melhoria da gestão pública e a economia de recursos.

A comunicação pública foi incorporada na Carta de fundação do Consórcio para reforçar a integração das emissoras públicas estaduais de televisão e rádio do Nordeste. Trata-se de um público de aproximadamente 60 milhões de cidadãos.

Em abril, logo após a criação do Consórcio, foi realizado em Salvador (BA) o I Encontro das rádios e televisões públicas estaduais do Nordeste. O programa que vai ao ar nesta segunda-feira é resultado dessa primeira reunião.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.