Rede de voluntários já recuperou 75 respiradores quebrados no RN
Natal, RN 28 de mar 2024

Rede de voluntários já recuperou 75 respiradores quebrados no RN

5 de abril de 2020
Rede de voluntários já recuperou 75 respiradores quebrados no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Se existe algo a se comemorar em meio à pandemia que já matou mais de 65 mil pessoas em todo o mundo é a rede de solidariedade que vem se formando no planeta. Desde o jovem que se oferece para fazer a feira ou ir à farmácia para o casal de idosos vizinho ou o cidadão que contribui seja com dinheiro, comida ou a própria mão-de-obra.

N sexta-feira (3), em entrevista a uma rádio local, o secretário-adjunto da Sesap Petrônio Spinelli disse que o Estado já conseguiu recuperar 75 respiradores só com doações de voluntários. Os equipamentos, por incrível que pareça, estavam quebrados e em uso.

Uma rede que conta com empresários, sindicatos e voluntários se reuniu para diferentes frentes para comprar mais respiradores ou custear a manutenção dos aparelhos com defeitos. O coletivo Solidariedade Covid-19 que já reúne mais de 60 voluntários tem trabalhado diariamente e já conseguiu, além de doações em dinheiro, álcool e matéria-prima para produção de Equipamentos de Proteção Individual.

Juizados especiais e o Ministério Público do Trabalho são exemplos de instituições que destinaram para o enfrentamento da Covid-19 recursos que seriam usados para outros fins.

O titular da Sesap Cipriano Maia disse à agência Saiba Mais que a pasta está fazendo o levantamento de tudo o que tem chegado de doações e vai publicar a lista de empresas e instituições até para valorizar e reconhecer as contribuições.

Uma coisa é certa: o sistema de saúde público do país será diferente ao final dessa pandemia. Uma pena que essa transformação vá custar a vida de tanta gente mundo afora.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.