Propaganda de Álvaro Dias mente sobre dados e tendências da pandemia em Natal
Natal, RN 28 de mar 2024

Propaganda de Álvaro Dias mente sobre dados e tendências da pandemia em Natal

26 de julho de 2020
Propaganda de Álvaro Dias mente sobre dados e tendências da pandemia em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A mais nova propaganda oficial com a assinatura do prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) agride a inteligência do cidadão médio da cidade. Peça idealizada estrategicamente para a campanha de reeleição marcada para novembro tenta capitalizar para o chefe do poder Executivo a redução da taxa de óbitos do Estado inteiro.

A publicidade não tem sequer a logomarca da prefeitura de Natal, apenas o nome do prefeito.

Álvaro Dias dirige a cidade que mais contribuiu para o percentual de mortes no Rio Grande do Norte. São 707 mortos somente em Natal, uma taxa de 42% sobre as 1.678 vítimas fatais registradas por Covid-19 até domingo (26) no Estado. O número é alto levando em conta que a capital concentra 24% da população do território potiguar.

Depois de ter sido desmoralizado duas vezes pelo próprio secretário municipal de Saúde George Antunes, a última na semana passada, quando o auxiliar foi até a Câmara Municipal e classificou de “desastrosas” as declarações do chefe sobre a desativação de leitos para pacientes Covid-19 e também por ter orientado a população a se automedicar com remédios sem comprovação científica para a cura ou tratamento contra doença, Álvaro Dias vem tentando pegar carona na redução dos números da pandemia divulgados pelo Governo estadual.

A queda na média diária de mortes vem colocando o Rio Grande do Norte de forma positiva no cenário nacional há duas semanas. Neste sábado (25), apareceu no Jornal Nacional como o Estado do país que mais reduziu os óbitos por Covid-19 levando em conta a variação da média dos últimos 7 dias em relação à médias das duas semanas anteriores.

A diminuição de mortes no RN foi de 41% neste período, seguido do Ceará, que registrou redução de 29%. De acordo com o critério estabelecido pelas projeções do portal G1, da Rede Globo, apenas seis estados apresentam tendência de queda atualmente no país, 11 estados estão vendo a média de mortes subir e outros 9 estados, além do Distrito Federal, apresentam estabilidade em relação às mortes diárias.

Até o início da semana passada, Natal também era a principal responsável pela alta taxa de ocupação de UTIs do Rio Grande do Norte. Reportagem da agência Saiba Mais mostrou com base em dados divulgados pela secretaria de Estado de Saúde Pública que em 19 de julho, 99,3% dos leitos críticos de Natal, incluindo os hospitais de Campanha e o Municipal de Natal, ambos administrados pela prefeitura da capital. O percentual levava em conta ainda as unidades sob a gestão do Estado e também os hospitais particulares.

Taxa de ocupação diminuiu somente com desbloqueio dos leitos

Somente na quinta-feira (23), a secretaria municipal de Saúde divulgou release apontando que a taxa de ocupação nas unidades da prefeitura de Natal havia caído para 55%. A agência Saiba Mais apurou que essa redução, no entanto, está ligada ao desbloqueio de leitos nos hospitais de Campanha e Municipal, que até então estavam impedidos de receber pacientes por falta de manutenção ou profissionais para operacionalizar a estrutura.

Uma das ações divulgadas pelo prefeito de Natal como responsáveis pela redução na queda de óbitos do Estado foi a criação do hospital de Campanha que nunca conseguiu operar com a capacidade total divulgada pela própria publicidade oficial.

De acordo com o portal RegulaRN, que monitora a ocupação de leitos críticos e clínicos no Estado, a prefeitura de Natal já desativou 9 leitos de UTI na unidade.

Epicentro

O prefeito de Natal também afirmou em propaganda divulgada nas redes sociais que “o Coronavírus está se esmilinguindo e desaparecendo na Zona Norte, principal ponto de infecção e disseminação” como justificativa para implantar um Centro de Atendimento de Saúde na Zona Oeste, região onde seria o novo pico da pandemia em Natal.

Os dados oficiais desmentem o prefeito mais uma vez. No ranking dos 10 bairros em Natal com mais pessoas diagnosticadas pela Covid-19, quatro estão na Zona Norte (Pajuçara, Potengi, Lagoa Azul e Igapó) e apenas um na Zona Oeste (Felipe Camarão).

Quando o critério é a letalidade, ou seja, onde o cidadão tem mais chance de morrer, dos 10 bairros que lideram a relação, há apenas um está localizado na Zona Oeste (bairro Nordeste), três estão na Zona Norte (Igapó, Salinas e Nossa Senhora da Apresentação) e cinco na Zona Leste (Lagoa Seca, Praia do Meio, Mãe Luíza, , Santos Reis e Tirol e) e um na Zona Sul (Nova Descoberta).

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.