UFRN ultrapassa 20 mil testes de Covid-19; mais de 40% registraram positivo
Natal, RN 19 de abr 2024

UFRN ultrapassa 20 mil testes de Covid-19; mais de 40% registraram positivo

21 de agosto de 2020
UFRN ultrapassa 20 mil testes de Covid-19; mais de 40% registraram positivo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da UFRN ultrapassou a marca de 20 mil testes realizados em amostras de pacientes do estado enviadas ao laboratório. Desse total, 41,51% tiveram diagnóstico positivo para a doença. Os testes utilizados foram adquiridos com recursos do Ministério da Educação (MEC) e alguns equipamentos financiados com verba destinada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O IMT conta com o apoio de outros departamentos da UFRN para realizar esse trabalho que acontece de segunda a sábado.

Atualmente, o Instituto atende demandas enviadas de 17 municípios, sendo Natal e Mossoró os que mais enviam material genético. Além desses, são testados pacientes das cidades de Apodi, Areia Branca, Caraúbas, Cruzeta, Janduís, Governador Dix Sept Rosado, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú, Santa Cruz, Pureza, Grossos, Olho-D’água do Borges, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. Esses testes são ainda estendidos aos profissionais de saúde com suspeita da Covid-19, o que inclui sua própria equipe e a dos hospitais universitários Onofre Lopes (Huol), Ana Bezerra (Huab) e Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC).

O gráfico atualizado dos exames mostra que há um declínio acentuado no número de infeções no Rio Grande do Norte, considerando os testes realizados pela UFRN. Natal, que apresentou um pico considerável, também demonstra retração na contaminação pela doença, assim como Mossoró que teve leve subida de casos, mas que também demonstra diminuição. O município de Apodi já alcançou o platô da doença, mas ainda não conseguiu sair dele, já Areia Branca que começou com grande pico, apresentou queda durante alguns meses e agora aumento no número de transmissão.

Para Luís Sabino, secretário de saúde de Apodi, o município vem tendo um apoio importante da UFRN na luta contra a covid-19, possibilitando a realização de mais de 1.500 testes em pacientes locais. Esse apoio vai permitir agora a realização de testes domiciliares para que a prefeitura construa um mapa de risco da cidade, identificando as regiões com maior ou menor incidência desse vírus.

Segundo a prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças, a parceria com a UFRN, possibilitou aumentar a testagem no município e, com isso, acompanhar a evolução da doença que chegou forte por lá.

“Por ser uma cidade portuária e sediar empresas de serviços essenciais produtoras de sal, energia, petróleo e pesca, que não tinham como parar suas atividades nem tão pouco a circulação de trabalhadores de outras cidades. A parceria com a UFRN chegou em boa hora, nos ajudou a tomar decisões pontuais e certeiras com base nos resultados dos exames e na consultoria com os doutores em infectologia”, disse.

prefeita de Areia Branca Iraneide Rebouças destacou parceria com a UFRN (foto: Ascom/Areia Branca)

Considerado exame “padrão-ouro”, o IMT utiliza o teste RT-PCR (do inglês, reverse-transcriptase polymerase chain reaction), para detectar se o vírus SARS-CoV-2 (causador da covid-19) está presente nas amostras recebidas. Com técnicas da biologia molecular, o método tem o intuito de detectar o RNA (material genético) do vírus na amostra coletada do nariz ou da garganta do paciente. Após receber a coletas em swab (haste para transporte de amostras), o Instituto realiza a extração do ácido nucleico (informação genética) e em seguida a amplificação do material, fase de detecção da presença do vírus. Por fim, o Instituto devolve os resultados para que seja feita a análise epidemiológica da doença.

Com capacidade instalada para chegar a 100 mil testes, essa demanda é atendida desde março, quando a UFRN mobilizou uma força tarefa para amparar o estado na luta contra o coronavírus. O quantitativo de exames realizados pelo Instituto de Medicina Tropical é informado à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) para que seja somado às estatísticas gerais do estado, único responsável pela divulgação oficial da situação da pandemia.

Teleatendimento

Um diferencial no trabalho realizado pela UFRN é que médicos e profissionais da saúde estão fazendo contato telefônico com os pacientes testados através do serviço de teleatendimento do IMT. Nesse contato, as pessoas são informadas sobre o resultado dos exames e orientadas sobre os sintomas apresentados. No caso de paciente positivado, os médicos explicam as possíveis complicações da infecção e aconselham sobre as medidas adequadas de tratamento e proteção de outras pessoas.

O serviço que funciona por meio do telefone (84) 3342-2300, de segunda a sexta, das 8h às 18h, está disponível para qualquer pessoa que apresente algum indício da Covid-19. A proposta busca evitar a aglomeração nas unidades de saúde, principalmente hospitais, o que pode causar mais exposição e disseminação do vírus. Muitas pessoas podem não estar com a doença e serem contaminadas ao buscarem atendimento médico presencial.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.