Até esta quarta (27), o Ministério Público do Rio Grande do Norte havia recebido mais de 300 denúncias de que pessoas teriam furado a fila de imunização contra a covid-19 no Rio Grande do Norte. Todas as denúncias recebidas estão sendo investigadas.
O primeiro a tentar furar a fila foi o prefeito de Natal, Álvaro Dias, que acabou voltando atrás na decisão depois da repercussão negativa do caso. O prefeito da capital é médico, mas não atua na área da saúde há anos, nem faz parte de nenhum grupo prioritário de vacinação do Plano Municipal ou Estadual de Imunização contra a covid-19. Para se justificar, Álavro Dias disse que queria “dar o exemplo” e encorajar as pessoas que estavam com medo de se vacinar. No entanto, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde ao Rio Grande do Norte foram insuficientes até para a imunização dos profissionais de saúde.
Já no primeiro dia de vacinação (20), o Sindicato dos Servidores públicos do Município de Natal (Sinsenat) denunciou que servidores municipais da capital estariam furando a fila de vacinação. O Secretário Municipal de Saúde, George Antunes, classificou o caso como um “equívoco” e garantiu que estaria proibida a vacinação de servidores a partir daquele momento. A equipe da Agência Saiba Mais entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde pra saber se havia sido instaurada alguma investigação interna, mas nós não obtivemos resposta.
Até esta quinta (28), o Rio Grande do Norte tinha um total de 543.753 pessoas cadastradas na plataforma RN +Vacina. O estado tem uma população de mais de três milhões de pessoas (3.534.165), sendo 30.839 vacinadas até agora. Na capital, 14.077 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 até esta quarta (27), sendo 2.261 entre profissionais de saúde e idosos em instituições de longa permanência.
Vacinação é ampliada para todos os profissionais de saúde
A partir de hoje, a vacinação a vacinação foi ampliada para todos os profissionais de saúde dos hospitais públicos e privados de Natal que estão na lista a seguir: Instituto do Coração/Hospital Rio Grande, Hospital do Coração, Hospital da Unimed, Hospital Naval, Hospital da Guarnição do Exército, Hospital Antônio Prudente, Hospital Severino Lopes, Hospital Policlínica, Hospital Luís Antônio, Prontoclínica da Criança, Hospital Promater, Hospital São Lucas, Hospital Memorial e também todos os profissionais dos serviços de hemodiálise e radiologia, além de todos os profissionais da Unicat.
Para evitar aglomerações, a SMS de Natal pede que os profissionais de saúde observem os locais de referência indicados abaixo:
Profissionais do Instituto do Coração/Hospital Rio Grande, Hospital da Unimed, Hospital do Coração e Unicat: Shopping Via Direta;
Profissionais do Hospital Naval, Hospital da Guarnição do Exército e Hospital Antônio Prudente: Ginásio Nélio Dias
Profissionais do Hospital Luís Antônio: Palácio dos Esportes
Profissionais do Hospital Promater e Hospital São Lucas: Arena das Dunas.
Profissionais do Hospital Severino Lopes, Hospital Policlínica, Prontoclínica da Criança, Hospital Memorial, serviços de hemodiálise e radiologia: qualquer posto de vacinação drive-thru ou uma das seis Unidades Básicas de Saúde (Pajuçara, Nova Natal, Vale Dourado, Bom Pastor, São João ou Nova Descoberta).
Para ter acesso à vacinação, será necessário apresentar a escala de trabalho assinada e documento de identificação com foto.
Idosos
Também nesta quinta serão vacinados os idosos que moram nas seguintes Instituições de Longa Permanência:
Associação Espírita Enviados de Jesus
Lar da vovozinha
Instituto Juvino Barreto
Envelhecer vivendo
Morro Branco Hospedagem Geriátrica