Primeira noite de Lula em Natal teve ginga com tapioca, bode assado, repercussão de foto com Janja e filiação ao PT de prefeita do MDB
Natal, RN 25 de abr 2024

Primeira noite de Lula em Natal teve ginga com tapioca, bode assado, repercussão de foto com Janja e filiação ao PT de prefeita do MDB

24 de agosto de 2021
Primeira noite de Lula em Natal teve ginga com tapioca, bode assado, repercussão de foto com Janja e filiação ao PT de prefeita do MDB

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ex-presidente Lula passou muito bem a primeira noite em Natal. Após receber os primeiros cumprimentos ainda no aeroporto, o líder do Partido dos Trabalhadores foi saudado com um jantar na casa do senador da República Jean Paul Prates. A recepção seguiu até por volta das 23h30. Antes do cardápio político, o ex-presidente se rendeu à gastronomia potiguar. De entrada, como prometera publicamente a governadora Fátima Bezerra, Lula comeu ginga com tapioca e fez elogios ao prato. O jantar ainda contou com buffet, que incluiu bode assado, camarão ao molho branco e outras iguarias do mar.

O ex-presidente desembarcou no Rio Grande do Norte vindo do Ceará. Ele esteve em Pernambuco, Piauí e ainda vai para a Bahia. Na viagem, Lula tem tomado pé das conjunturas locais e ajudado os estados a articular alianças de olho nas eleições de 2022. O ex-presidente lidera todas as pesquisas de intenção de voto e é o favorito para vencer o pleito do próximo ano. Na comitiva, além de assessores, vieram a atual namorada Janja e a presidenta nacional do PT Gleisi Hoffman.

Pelo Rio Grande do Norte, participaram do jantar parlamentares, prefeitos, secretários de Estado e dirigentes da sigla e de partidos aliados. Além do anfitrião Jean Paul e da governadora Fátima Bezerra, passaram por lá a senadora Zenaide Maia, o vice-governador Antenor Roberto, Natália Bonavides, Francisco do PT, Isolda Dantas, Divaneide Basílio, Brisa Bracchi, Pedro Gorki, Fernando Mineiro, Jaime Calado, Júlia Arruda, o prefeito de Currais Novos Odon Jr. e outros políticos e convidados.

O jantar foi marcado também pela filiação da prefeita de Jandaíra Marina Marinho, eleita em 2020 pelo MDB, partido que mira o cargo de vice na chapa de reeleição da atual governadora. A ficha dela foi assinada por Lula e por Fátima Bezerra.

Na ocasião, o ex-presidente recebeu vários presentes. De Jean Paul, ele ganhou uma rede feita pelas mãos das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas e um quadro. A deputada Isolda entregou um kit da cervejaria Bacurim, de Mossoró, e o deputado Francisco do PT presenteou Lula com o livro “Quilombo Boa Vista dos Negros: cultura, escola e cidadania”, da escritora Suely Souza.

A assessoria de Lula dificultou o acesso ao ex-presidente até dos assessores dos políticos potiguares, que só podiam fazer registros fotográficos com autorização. Só da equipe de comunicação vieram quatro profissionais. Imagens de Lula jantando foram proibidas. Ainda assim, convidados ouvidos pela agência Saiba Mais relataram que o clima no jantar foi de alegria e descontração, apesar do visível cansaço do convidado de honra.

Lula e Fátima abonaram a ficha de filiação da prefeita de Jandaíra, Marina Marinho que trocou o MDB pelo PT / foto: Elisa Elsie

Um momento que chamou a atenção foi quando Lula, Fátima e alguns parlamentares permaneceram no escritório da casa trancados por quase 20 minutos. A reportagem apurou, no entanto, que na primeira noite o ex-presidente não iniciou nenhuma conversa mais séria sobre a temperatura política local.

Ao perceber uma pequena aglomeração na frente da casa, ele desceu para falar com os admiradores e se deixou fotografar, sempre usando máscara.

“Orgulho da universidade”

Durante o jantar, Lula e Fátima relembraram histórias do período em que ele presidia o Brasil e a governadora atuava na Câmara dos Deputados. A alguns parlamentares, como a vereadora Brisa Bracch, o ex-presidente perguntou sobre as universidades:

- Ele perguntou como estava as universidades, tanto a federal como a UERN. Falou muito de como as universidades do Rio Grande do Norte são orgulho para ele”, destacou a parlamentar, que exerce o primeiro mandato na Câmara Municipal.

Além do tema educação, a força da energia eólica também foi citada. Brisa contou que “um dos assuntos da noite” foi a repercussão da foto em que Lula e Janja aparecem sob a lua cheia de Fortaleza. A imagem viralizou nas redes sociais em razão do físico do petista. O tema veio à tona, o que deixou Lula encabulado:

- Foi um dos assuntos da noite. A gente perguntou, mas ele ficou todo envergonhado”, disse.

O ex-presidente demonstrou preocupação também com a pandemia e os riscos de aglomeração. A agenda dele não tem sido divulgada com antecedência para evitar a reunião de muitas pessoas. Apesar de cansado, se mostrou feliz a animado.

À imprensa, o anfitrião senador Jean Paul Prates resumiu a noite:

“Lula traz ao Rio Grande do Norte esperança de um futuro melhor para todos nós. O presidente está forte, bem, com muita vontade e cheio de energia”, declarou o parlamentar

Encontro com movimentos sociais, jantar político e reunião com governadores do Nordeste na agenda de Lula 

Lula desembarcou segunda-feira no RN e terá agenda em Natal até quarta / foto: Elisa Elsie

O ex-presidente de Lula se reúne pela manhã, no Centro Administrativo, com a governadora Fátima Bezerra, auxiliares do governo e parlamentares. Uma visita ao Museu da Rampa que havia sido incluída na agenda foi desmarcada na manhã de hoje. À tarde, por volta das 16h30, o ex-presidente se reúne com movimentos sociais e representantes da cultura.

Na agenda oficial ainda consta a participação de Lula, quarta-feira (25), na reunião dos governadores do Nordeste e uma entrevista coletiva ao final do encontro.

Ainda estão previstas reuniões políticas que não vem sendo divulgadas. Mas já se sabe que o ex-presidente será recebido nesta terça-feira em um jantar na casa do ex-senador Garibaldi Alves, que contará com a presença do deputado federal Walter Alves, ambos do MDB.

A sigla sonha em placar Walter como vice de Fátima na chapa que concorrerá à reeleição de 2022. O posto é muito disputado porque, caso seja reeleita, a governadora poderá renunciar em 2026 para concorrer ao Senado. O PCdoB luta para manter o atual ocupante do cargo, Antenor Roberto, enquanto Jaime Calado, atual secretário de Desenvolvimento Econômico e marido da senadora Zenaide Maia, também sonha alto.

Um encontro de Lula com o deputado federal Rafael Motta e parlamentares do PSB também está no radar.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.