Agência Saiba Mais recebe comenda Mery Medeiros de Direitos Humanos
Natal, RN 24 de mai 2024

Agência Saiba Mais recebe comenda Mery Medeiros de Direitos Humanos

11 de dezembro de 2021
3min
Agência Saiba Mais recebe comenda Mery Medeiros de Direitos Humanos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Agência Saiba Mais recebeu ao lado de mais 19 instituições e personalidades do Rio Grande do Norte a comenda Mery Medeiros, em homenagem aos defensores dos Direitos Humanos no Estado. O prêmio foi entregue nesta sexta-feira (10) em evento promovido pela secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh).

A Comenda Mery Medeiros foi entregue a 20 personalidades e instituições com destaque na defesa dos direitos humanos, em áreas como do direito à memória e à verdade, educação e comunicação em direitos humanos, garantia dos direitos da população LGBTI+, da criança e do adolescente, da pessoa idosa ou com deficiência, da autonomia das mulheres e pessoas em situação de rua, prevenção e combate à tortura, segurança pública, garantia dos direitos à saúde, no campo e sociais.

A Agência Saiba Mais foi representada pela jornalista, pesquisadora e ativista Jana Sá, convidada como palestrante de debate sobre o tema central do evento ao lado da advogada Marilda Almeida.

- Em um país com expressivo quadro de desigualdade social, reafirmar a defesa dos Direitos Humanos na data de hoje é fundamental. Pra mim é um orgulho integrar a equipe desse veículo de mídia livre e independente, a agência Saiba Mais, que é reconhecido pelo trabalho pautado na defesa e promoção dos Direitos Humanos, recebendo a comenda Mery Medeiros na categoria Comunicação e Direitos Humanos”, afirmou.

Mery Medeiros da Silva, o ativista que dá nome à Comenda, era escritor, militante comunista, ex-dirigente sindical, ativista dos Direitos Humanos e defensor da democracia e das liberdades. Ele morreu dia 8 de julho de 2020 aos 77 anos de idade e era um dos últimos remanescentes das Ligas Camponesas no Rio Grande do Norte.

Promovido em parceria com Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Cidadania (Coedhuci), o evento teve objetivo de dar visibilidade às ações de defesa, promoção e acesso à cidadania e à justiça, estimulando o debate e a construção de políticas públicas de combate às violações. “

“Enquanto o Governo Federal enterrava os conselhos, desmobilizava as estruturas de consulta e de controle social, nós resgatamos paulatinamente todos os conselhos vinculados à nossa Semjidh”, lembrou o vice-governador Antenor Roberto.

Comenda Mery Medeiros foi entregue a 20 personalidades e instituições do Estado

Além de órgãos colegiados, conselhos e comitês, participaram da solenidade representantes das secretarias de Estado, do Poder Público, entidades, instituições de ensino e da imprensa, parlamentares, ativistas e profissionais que atuam promovendo acesso à justiça e à cidadania. “Foi um momento de prestar contas, trocar experiências, refletir, aprender, somar esforços mas, sobretudo, reafirmar o compromisso inegociável com a dignidade da pessoa humana. É sobre viver, e viver plenamente!”, conclamou a secretária da Semjidh, vereadora Júlia Arruda.

Durante a solenidade, o Governo do Estado também apresentou a minuta do projeto que cria o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.