Exposição sobre Bordado de Caicó chega a Natal após estrear no Rio de Janeiro
Natal, RN 28 de mar 2024

Exposição sobre Bordado de Caicó chega a Natal após estrear no Rio de Janeiro

11 de maio de 2022
2min
Exposição sobre Bordado de Caicó chega a Natal após estrear no Rio de Janeiro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois de estrear no Rio de Janeiro, a exposição “Bordado de Caicó – 12 pontos, tradição, beleza e arte” chega a Natal para uma temporada de um mês. A mostra foi aberta nesta terça-feira (10) no Centro de Referência do Artesanato do RN, na Cidade da Criança, e foi viabilizada a partir da parceria entre o Governo do Estado e Sebrae-RN. A visitação fica aberta em Natal até dia 11 de junho. Depois, segue para a Casa do Artesão do Seridó, em Caicó-RN.

Produzido por artesãs de doze cidades do Seridó no Rio Grande do Norte – Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Serra Negra do Norte, Acari, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Ipueira, Cruzeta, São José do Seridó, Jucurutu e Ouro Branco – a tradição do bordado remonta ao século 19, vindo de Portugal ao interior do RN, mas que foi ganhando características próprias, identificado geograficamente também pela fauna e flora locais.

A prática do artesanato tem relevante importância cultural e econômica no estado. O Rio Grande do Norte tem hoje 9.680 artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro. A regulamentação da profissão institui políticas públicas para o setor e a carteira profissional para a categoria.

A exposição mostra a história e a importância do bordado do Seridó que, em 2020, recebeu o Signo de Indicação de Procedência, entregue pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O Signo foi solicitado há anos pelo Comitê Regional de Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó.

O Signo é um selo de qualidade e determina especificações para que o bordado possa ser considerado um bordado do Seridó. Entre elas está ser produzido em uma das doze cidades do Seridó e possuir doze pontos de bordado determinados: ponto cheio, Richelieu, matiz, costurado, rococó à máquina, aberto ou bainha, turco, rústico, quebra-agulha/espinho, crivo, granito, e o rococó (feito à mão).

Serviço:
Exposição “Bordado de Caicó – 12 pontos, tradição, beleza e arte”
Data: De 11 de maio até o dia 11 de junho de 2022
Local: Centro de Referência do Artesanato (CRARN), dentro da Cidade da Criança, na Avenida Rodrigues Alves, Tiro 
Entrada: para a Cidade da Criança custa R$ 2 reais ao público geral

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.