DEMOCRACIA

Datafolha: Lula vê distância para Bolsonaro aumentar a três dias da eleição: 53% a 47% nos votos válidos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viu a distância para seu adversário Jair Bolsonaro (PL) crescer, a três dias da eleição. Nos votos válidos, o petista tem 53% e Bolsonaro, 47%. Há oito dias, os números eram 52% a 48%, respectivamente. 

Com isso, a vantagem para o petista, que anteriormente era de quatro pontos percentuais, agora passou para 6%. O cálculo de votos válidos é o procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Nele, são excluídas as declarações de voto em branco, nulo e de eleitores que se declaram indecisos

Já nos votos totais, o candidato do PT tem 49%, e o candidato do PL, 44%. A dianteira neste caso é de cinco pontos percentuais. Brancos e nulos eram 4% e agora são 5%; enquanto isso, o índice de eleitores que não sabe ou não responderam passou para 2%.

A nova pesquisa foi feita entre terça-feira (25) e esta quinta (27). Os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas, sem intenção de prever o resultado das eleições. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Datafolha entrevistou 4.580 pessoas, em 252 municípios, entre os dias 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04208/2022.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo