Democracia digital para reagir ao fascismo
Natal, RN 28 de mar 2024

Democracia digital para reagir ao fascismo

23 de abril de 2023
4min
Democracia digital para reagir ao fascismo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Conversando com uma professora conhecida por seu firme engajamento humanista, ouvi o termo manosfera e fiquei impressionado com a ideia de uma rede de comunidades que defendem a superioridade dos homens frente às mulheres. Com diferentes nuances, diversos grupos masculinistas se organizaram para cultivar e manifestar a misoginia. Isso me fez viajar no tempo.

Há quase 20 anos, assumi uma disciplina chamada Comunicação e Tecnologia, que empregava como referências textos de Pierre Levy e Manuel Castells, com um olhar mais complexo, ou até mesmo livros dos apologistas da Internet, figuras como Nicholas Negroponte. Entre a distopia e a utopia digital, tínhamos diferentes visões, mas creio que ninguém imaginava o abismo com o qual nos deparamos hoje.

Parece que, mais do que os dados, o ódio constitui o Petróleo da Internet contemporânea, como descobrimos nos últimos anos, em que temos vivenciado diferentes capítulos da ascensão do fascimo digital. A forma como a federação de odiadores tem aglutinado machismo, homofobia, racismo para conquistar fama, lucro e poder político é notável, mas só passou a sensibilizar alguns setores da sociedade quando ficou evidente a ligação com o negacionismo científico, o neonazismo ou grupos que articulam ataques a escolas.

O grande ataque ao outro

Além de atacar maiorias minorizadas, a federação do ódio passou a atacar cientistas, professores, artistas, jornalistas, políticos moderados, enfim todas pessoas do complexo e contraditório campo progressista. Curiosamente, até pessoas e instituições conservadoras foram e são constantemente atacadas, como é o caso do Congresso e do Judiciário, partindo da premissa de que o barulho mobiliza. Muitas destas pessoas não deram a devida importância ao que se desenhava até se tornarem alvos: uma guerra cultural contra o conhecimento, contra o humanismo, contra os valores democráticos.

Chegamos neste cenário desolador com o protagonismo do Gafam, acrônimo que reúne os maiores conglomerados globais de informação: Google, Amazon, Facebook, Apple e Microsoft. A recente e destrambelhada aventura de Elon Musk comprando o twitter, indica o quanto os bilionários - virtuais trilionários - se beneficiam do capital-informação, o que permite pensar num capital-desinformação.

O ódio é lucrativo

Para a extrema direita, a manipulação do ódio foi e é lucrativa de diversas maneiras: não só permitiu acumular mais dinheiro, permitiu pautar o aviltado debate público, reunir pessoas descontentes e retroalimentar seu próprio poder, pois o ódio gera ódio. Visibilidade é dinheiro e quanto mais nos engajamos numa discussão pautada pela extrema-direita, mas os colocamos sob os holofotes. Ao buscar reagir individualmente a isso, muitas vezes replicamos o discurso neofascita, favorecendo-os.

Tardiamente, mas ainda em tempo, parte da sociedade percebe que o problema exige soluções coletivas, complexas, que passam pela regulação democrática da mídia, em particular das plataformas que dominam nosso mundo, monetizando afetos, consumo e a própria política. Esta não é uma pauta restrita à esquerda, deve ser encampada por toda a sociedade.

As universidades, associações e sindicatos precisam se engajar na luta pela democratização da informação, seja debatendo sistematicamente a regulação democrática das plataformas, a guerra híbrida e a divulgação da ciência, seja propondo ações de fomento à difusão do conhecimento e do humanismo via plataformas digitais e outras mídias, tais como Rádio, TV e literatura em diversos formatos.

Recentes notícias que envolvem a valorização da cultura e do audiovisual ou da recomposição do orçamento universitário pelo governo federal animam neste momento decisivo. Devemos pensar, planejar e implantar projetos que envolvam a ideia de cidadania ativa, como contraponto à federação do ódio, que move uma guerra contra a democracia, o humanismo e até a própria ciência. A verdade e a democracia não florescem por si mesmas, é preciso plantá-las e cultivá-las cuidadosamente.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.