Natal sedia Conferência Potiguar do Clima na UFRN
Natal, RN 16 de jun 2024

Natal sedia Conferência Potiguar do Clima na UFRN

8 de abril de 2023
3min
Natal sedia Conferência Potiguar do Clima na UFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Natal sediará, na próxima semana, a I Conferência Potiguar do Clima (COP Clima-RN). O evento reunirá especialistas, organizações ambientais, universidades e representantes dos governos estadual e municipais para discutir as mudanças climáticas. 

O evento acontece de 13 a 15 de abril no campus central da UFRN. Os debates irão girar em torno do enfrentamento à degradação ambiental no planeta e os reflexos para o Rio Grande do Norte, como processo de desertificação do semiárido, aquecimento nas cidades e poluição do litoral.

De acordo com o vereador Robério Paulino (PSOL), que é o proponente da COP Clima-RN, a conferência levará delegados com direito a voto e as pautas aprovadas serão apresentadas aos governos.

“É uma conferência muito unitária. Vão ter centenas de delegados e nossa ideia é que seja uma conferência de debate que vai acolher todas as propostas apresentadas numa minuta, que depois resulte numa carta da COP”, explica.

Uma das metas que o evento deve aprovar, segundo Paulino, é o plantio de cinco milhões de mudas de árvores no Estado.

“Nós não queremos só debate, debate, debate. Não adianta só ficar em debate acadêmico. Nós vamos ter uma resolução prática e para isso a proposta é montar um viveiro de mudas em cada cidade do Rio Grande do Norte”, diz.

A abertura na quinta-feira (13) com as palavras de representantes das universidades públicas do RN, professores e autoridades políticas. Já a sexta e sábado serão voltados para as discussões temáticas, plenária e café da manhã no viveiro do projeto Arboriza Natal.

Quinta-feira (13)

- Abertura da Conferência - das 18h às 21h

Sexta-feira (14)

- 5 mesas de discussão com especialistas e ambientalistas - das 8h às 10h

- 5 grupos de debates com delegados das comunidades tradicionais e pequenos produtores, representantes dos municípios, entidades ou instituições - das 10h às 12h

- Plenária Final de debate a aprovação das resoluções da Conferência - das 14h às 18h

Sábado (15)

- Visita ao viveiro do Projeto Arboriza Natal, no Campus Central da UFRN, com atividade recreativa de confraternização - das 8h às 11h

Como se inscrever:

Pelo site da Conferência, clicando AQUI. As inscrições estão abertas e são gratuidas.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.