Natal terá evento no Teatro Riachuelo de prevenção ao suicídio
Natal, RN 23 de fev 2024

Natal terá evento no Teatro Riachuelo de prevenção ao suicídio

26 de setembro de 2023
3min
Natal terá evento no Teatro Riachuelo de prevenção ao suicídio

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar
A imagem de alegria com belas praias e sol o ano quase todo pode não combinar com quadros de doenças como a depressão, mas Natal apareceu como a segunda capital nordestina com maior número de adultos (pessoas com mais de 18 anos) com diagnóstico de depressão no levantamento do Ministério da Saúde divulgado em abril no ano passado. Por isso, nesta quarta (27), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o Centro Universitário Rio Grande do Norte (UNI-RN) vão realizar, das 8h às 17h, o Seminário de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio. O evento em Natal vai contar com a participação da jornalista Izabella Carmargo, que se tornou especialista em saúde mental, bem-estar no local de trabalho e longevidade depois de passar por um processo de burnout quando ainda trabalhava na Globo. [caption id="attachment_82920" align="alignnone" width="688"]Izabella Camargo I Foto: reprodução redes sociais Izabella Camargo I Foto: reprodução redes sociais[/caption] O estilo de vida cada vez mais acelerado, o excesso de telas e redes sociais, sedentarismo e má alimentação podem ajudar a desencadear problemas de saúde mental que, por sua vez, podem resultar em suicídio. A International Stress Managment Association no Brasil (ISMA-BR) aponta que policiais, atendentes de telemarketing, professores, médicos e jornalistas estão mais sujeitos a desenvolver problemas como burnout por causa da sobrecarga de trabalho e acúmulo de funções. O Seminário também vai trazer profissionais especializados da área, como psicólogos e psiquiatras, para discutir prevenção, transtornos mentais, cyberbullyng, bullyng, fluxo de atendimentos, uso de telas, luto, além de difundir as técnicas necessárias no atendimento de uma ocorrência de tentativa de suicídio. Entre os convidados, também estarão presentes o Tenente Coronel Diógenes Munhoz do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo, idealizador do protocolo nacional de abordagem técnica a tentativas de suicídio; e a jornalista e escritora Sâmara Azevedo. As inscrições já foram encerradas. Mais detalhes, no site do evento.

Setembro Amarelo

O Seminário faz parte de uma programação voltada para o Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A proposta é associar a cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado no dia 10 de setembro para dar mais visibilidade à causa. Atualmente, 32 brasileiros se suicidam diariamente, conforme dados divulgados pelo movimento Setembro Amarelo. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos, mas esse número pode ser ainda maior por causa da subnotificação. Os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em, pelo menos, dez vezes.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.