Poeta da Vila de Ponta Negra vai representar o RN em Congresso Mundial da Paz
Natal, RN 13 de abr 2024

Poeta da Vila de Ponta Negra vai representar o RN em Congresso Mundial da Paz

11 de setembro de 2023
3min
Poeta da Vila de Ponta Negra vai representar o RN em Congresso Mundial da Paz

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A poeta da Vila de Ponta Negra Deth Haak vai representar o Rio Grande do Norte, como Embaixadora da Paz, no Congresso Internacional de Literatura para a Paz. O “VIII IFLAC World: Congresso Mundial da Paz Ada Aharoni” ocorre de 13 a 16 de setembro no Memorial da América Latina, em São Paulo.

No período, estão programadas apresentações artísticas, seminários e expressões culturais com o objetivo de discutir a paz mundial. O evento é realizado em parceria com o International Forum For a Literature And Culture of Peace e acontece no Brasil pela primeira vez. 

A Poetisa dos Ventos

Deth é uma mulher negra de periferia e poeta pela paz e justiça social. Ela explica que a poesia surgiu em sua vida depois do descontentamento causado pela desigualdade social, quando ainda era uma menina. Para ela, essa é uma das oportunidades de deixar impressa sua voz em busca de paz:

“Esse é um momento que está sendo aguardado por nós desde 2008, quando tentamos trazer a Natal um Encontro Mundial de Poetas. É um momento importante porque nós estamos discutindo a cultura de paz com várias nações, sobre várias óticas e várias realidades”, comentou a poeta.

A escritora conta que se sentiu muito feliz ao ser escolhida para representar o RN no evento que irá contar com representantes de países latinos, africanos, asiáticos e europeus.

“Me senti muito feliz por ser escolhida, porque me deu uma oportunidade de fazer um trabalho que venho fazendo há anos. O trabalho de disseminar a cultura da Paz”, desabafa.

A partir do evento, representantes de vários países do mundo vão elaborar uma carta com todas as propostas de paz debatidas no encontro.

“A Paz não é só a ausência de guerra. Somos combatentes e nossa arma é a palavra. Dizimar fomes, guerras, enchentes e transpor muros erguidos pelo analfabetismo imposto pelo abandono na nossa infância”, finaliza. 

Lançamentos

No congresso, será lançada a antologia “Ecos da Paz”, uma coletânea de textos que reúne vozes de todos os continentes e que Deth Haak também participou. O livro é um chamado para diversas artes, diversas culturas, de diversos lugares do mundo. 

Foto: Reprodução

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.