A poeta da Vila de Ponta Negra Deth Haak vai representar o Rio Grande do Norte, como Embaixadora da Paz, no Congresso Internacional de Literatura para a Paz. O “VIII IFLAC World: Congresso Mundial da Paz Ada Aharoni” ocorre de 13 a 16 de setembro no Memorial da América Latina, em São Paulo.
No período, estão programadas apresentações artísticas, seminários e expressões culturais com o objetivo de discutir a paz mundial. O evento é realizado em parceria com o International Forum For a Literature And Culture of Peace e acontece no Brasil pela primeira vez.
A Poetisa dos Ventos
Deth é uma mulher negra de periferia e poeta pela paz e justiça social. Ela explica que a poesia surgiu em sua vida depois do descontentamento causado pela desigualdade social, quando ainda era uma menina. Para ela, essa é uma das oportunidades de deixar impressa sua voz em busca de paz:
“Esse é um momento que está sendo aguardado por nós desde 2008, quando tentamos trazer a Natal um Encontro Mundial de Poetas. É um momento importante porque nós estamos discutindo a cultura de paz com várias nações, sobre várias óticas e várias realidades”, comentou a poeta.
A escritora conta que se sentiu muito feliz ao ser escolhida para representar o RN no evento que irá contar com representantes de países latinos, africanos, asiáticos e europeus.
“Me senti muito feliz por ser escolhida, porque me deu uma oportunidade de fazer um trabalho que venho fazendo há anos. O trabalho de disseminar a cultura da Paz”, desabafa.
A partir do evento, representantes de vários países do mundo vão elaborar uma carta com todas as propostas de paz debatidas no encontro.
“A Paz não é só a ausência de guerra. Somos combatentes e nossa arma é a palavra. Dizimar fomes, guerras, enchentes e transpor muros erguidos pelo analfabetismo imposto pelo abandono na nossa infância”, finaliza.
Lançamentos
No congresso, será lançada a antologia “Ecos da Paz”, uma coletânea de textos que reúne vozes de todos os continentes e que Deth Haak também participou. O livro é um chamado para diversas artes, diversas culturas, de diversos lugares do mundo.
