Eleição do Conselho Tutelar em Natal é cancelada após problemas na distribuição das urnas eletrônicas
Natal, RN 24 de jul 2024

Eleição do Conselho Tutelar em Natal é cancelada após problemas na distribuição das urnas eletrônicas

1 de outubro de 2023
2min

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As eleições para o Conselho Tutelar, que acontecem neste domingo (1º) em todo o Brasil, foram canceladas em Natal e reagendadas para 29 de outubro. A medida acontece após a constatação de diferentes problemas com urnas eletrônicas e nos locais de votação. 

O cancelamento foi comunicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), órgão ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), que é o responsável pelo processo.

O adiamento atendeu a uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

“Pedimos desculpas à população natalense que estava disposta em participar desse processo. Aos candidatos que estavam participando do processo, o COMDICA Natal comunicará os novos prazos de campanha”, disse o órgão.

“Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Natal ofereceu todas as condições necessárias para a realização do pleito”, completou o Conselho Municipal.

Os problemas constatados pelo MP

Segundo o Ministério Público, houve um erro na distribuição das urnas eletrônicas ao não ser observada a numeração de cada urna de acordo com o local de votação, o que ocasionou a não conformidade do caderno de votação com a urna eletrônica. Assim, o eleitor daquela seção não apareceu cadastrado na urna em que deveria votar.

Ainda havia provas, de acordo com o Ministério, de que em vários locais a votação não havia começado até as 9h50, quando deveria ter começado às 8h.

Primeira vez com urna

Esta é a primeira eleição do Conselho Tutelar com urnas eletrônicas. No RN, os municípios com mais de 20 mil habitantes têm o equipamento à disposição, representando 21 dos 167 municípios. Nas demais cidades, o processo é manual.

Foram disponibilizadas pelo TRE-RN 668 urnas eletrônicas distribuídas nos municípios de Apodi, Areia Branca, Assú, Caicó, Canguaretama, Currais Novos, Ceará-Mirim, Extremoz, João Câmara, Macaíba, Macau, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu, São Gonçalo do Amarante e Touros.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.