Potiguares em Israel serão repatriados
Natal, RN 17 de jul 2024

Potiguares em Israel serão repatriados

9 de outubro de 2023
3min

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os moradores do Rio Grande do Norte que estão em Israel serão repatriados ao Brasil após a intensificação do conflito envolvendo Israel e Palestina. Entre os potiguares, estão turistas de Natal e estudantes da Ufersa.

Os turistas chegaram em Tel Aviv na madrugada do sábado (7), horas antes do bombardeio do Hamas iniciar. São 25 pessoas que foram ao Estado de Israel para uma viagem de peregrinação e turismo religioso com o padre Francisco Fernandes, da Paróquia do Bom Jesus das Dores, no bairro da Ribeira.

A viagem foi organizada pela empresa de turismo Arituba, que informou que os brasileiros devem retornar ao Brasil na terça-feira (10). Atualmente, eles estão hospedados em um hotel de Tel Aviv, fora da área dos ataques.

“De Tel Aviv, seguiriam para Jerusalém, porém, com a situação de conflito na região, o grupo de passageiros decidiu suspender a viagem e retornar ao Brasil”, comunicou a empresa.

A Arituba ainda disse que, desde que os ataques se iniciaram, tem mantido contato constante com o Consulado e Embaixada, coordenando o transporte de retorno, para garantir suporte e segurança aos viajantes.

Estudantes

Já os alunos da universidade são Francisco das Chagas Barbalho Neto e Roosevelt de Araújo Sales Júnior, que participam de um intercâmbio acadêmico no Oriente Médio.

A Ufersa enviou um ofício à Embaixada do Brasil em Israel solicitando o repatriamento da dupla. O deslocamento dos estudantes deve ser feito dentro das prioridades do Itamaraty. Os estudantes já preencheram um formulário após a solicitação da universidade para o retorno ao Brasil. A data em que o retorno deve ser feito, entretanto, não foi informada.

A reitora da Ufersa, Ludimilla Serafim, disse que os alunos estão no extremo sul de Israel sem possibilidade de deslocamento até Tel Aviv. 

“Vamos aguardar a chegada dos aviões brasileiros em Israel e as providências que serão tomadas para o repatriamento”, afirmou. 

Avião da FAB partiu de Natal

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou que vai repatriar os cidadãos brasileiros que estão em Israel e na Palestina. Neste domingo (8), um primeiro avião enviado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a operação de resgate de brasileiros na zona de conflito saiu de Natal.

A aeronave tem capacidade para até 230 passageiros e chegou à Itália na madrugada desta segunda (9), devendo partir depois para o Oriente Médio.

O MDE informou que os voos da FAB destinam-se, prioritariamente, a repatriar brasileiros residentes no Brasil, como é o caso dos turistas potiguares e dos estudantes da Ufersa.

A pasta, entretanto, não havia divulgado até a publicação desta matéria a lista de passageiros.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.