Cassiano Arruda lança livro com 50 anos de reportagens
Natal, RN 28 de mai 2024

Cassiano Arruda lança livro com 50 anos de reportagens

14 de março de 2024
4min
Cassiano Arruda lança livro com 50 anos de reportagens
Foto: divulgação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O jornalista Cassiano Arruda Câmara lança em 21 de março seu livro  "Jornal de Cassiano Arruda: 50 anos de reportagem”. A obra reúne as reportagens que mais marcaram sua carreira nas áreas de cultura, esportes, política, economia, ciência e tecnologia. A seleção de textos foi feita pelo jornalista Adriano de Souza.

O evento de lançamento faz parte da comemoração dos 80 anos de Cassiano, celebrados nesta quarta-feira (13), e vai acontecer no Thomé Galeria & Bistrô. Toda a renda da venda da obra será doada para a Liga Contra o Câncer.

Para Cassiano, a publicação eterniza fatos e personalidade que marcaram época, como a polarização política entre Dinarte Mariz e Aluízio Alves, a carreira do então jovem jogador Marinho Chagas que, aos 22 anos, atuava no Botafogo e até mesmo uma entrevista com um dos últimos fabricantes do carro-de-boi e a chegada da primeira prancha de surf em Natal.

"Ao contrário de um livro de memórias, a seleção das reportagens como foram publicadas na época termina tirando a possibilidade de o autor adaptar o passado às contingências do presente", diz Cassiano Arruda na apresentação da obra.

Cassiano Arruda Câmara na reportagem sobre a primeira prancha de surf que chegou a Natal | Foto: divulgação

Câmara foi aluno da primeira turma da Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, precursora do curso de Comunicação Social na UFRN. No Departamento de Comunicação Social (Decom) da universidade, é professor aposentado. Passou por diferentes jornais e emissoras de rádio e TV e fundou em 2009 o Novo Jornal em Natal, do qual foi diretor. Assina até hoje a coluna Roda Viva.

De acordo com Cassiano, a ideia surgiu após ele descobrir um câncer e realizar o tratamento na Liga.

"Tive uma grande surpresa com a qualidade do tratamento que recebi, sem distinção entre os pacientes. Me senti em dívida e, como forma de agradecer por tudo que recebi, resolvi doar os exemplares dos livros, que já estavam prontos, para que o valor arrecadado com a venda fosse para a Liga", explica o jornalista.

O superintendente da Liga, Roberto Sales, destaca a importância das doações para a manutenção dos serviços da instituição.

"É com gestos de pessoas como Cassiano Arruda que a Liga consegue manter o tratamento, tanto de adultos, quanto de crianças de forma tão eficiente e igualitária", afirma.

A Liga Contra o Câncer

Instituição filantrópica, a Liga Contra o Câncer atende grande parte dos casos de câncer do Rio Grande do Norte, em sua maioria pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, as doações são fundamentais para a manutenção do equilíbrio financeiro e de projetos como a Casa de Apoio Irmã Gabriela, a Clínica da Dor e a Mercearia da Liga, que entrega mais de mil kits nutricionais por semestre.

Os recursos também são usados para os projetos de ampliação dos serviços. Entre eles está a reforma do Hospital Dr. Luiz Antônio, que vai aumentar em 40% a capacidade de atendimento, a construção do novo Hospital de Pediatria Oncológica, que ainda vai contar com um setor exclusivo para Transplante de Medula Óssea, e do Centro de Diagnóstico e Ensino em Currais Novos, reforçando a capacidade de atendimento para pacientes do interior.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.