IFRN vai abrir curso de Educação Escolar Quilombola no interior do RN
Natal, RN 27 de mai 2024

IFRN vai abrir curso de Educação Escolar Quilombola no interior do RN

22 de março de 2024
2min
IFRN vai abrir curso de Educação Escolar Quilombola no interior do RN
Curso nasce de parceria entre Capes e MEC | foto: reprodução/IFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) vai oferecer um novo curso de segunda licenciatura em Educação Escolar Quilombola para educadores, professores e gestores do Alto Oeste Potiguar. É no Campus Pau dos Ferros, no oeste do estado, que o curso será oferecido de forma semi-presencial. 

A ação é fruto da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério da Educação (MEC). Exemplificando, os cursos de Segunda Licenciatura servem para que professores que já têm diploma de licenciatura possam passar a dar aulas e se especializar em disciplinas diferentes daquelas que se formaram. 

E é esse um dos objetivos do curso. A iniciativa vai oferecer aos educadores e professores formação específica na área, para assim fortalecer a educação escolar em comunidades quilombolas e promover uma equidade educacional para essa população. Outro intuito da ação, é a propagação e valorização do conhecimento cultural quilombola do interior do estado, para que se incentive práticas pedagógicas que respeitem e promovam a diversidade étnico-racial. 

Gilson Rodrigues é um dos responsáveis da articulação do curso e para ele, a proposta responde a demandas de uma educação mais inclusiva e representativa. Isso porque, segundo ele, o curso não busca atender somente às demandas dos educadores da região, mas também vai cumprir a necessidade de toda a comunidade que vai se beneficiar com esses conhecimentos e práticas que serão desenvolvidas durante as aulas. 

Essa iniciativa é resultado da colaboração entre diversos setores do IFRN, como a Coordenadoria de Educação Inclusiva, Diversidade e Direitos Humanos (COEDIH) e a Assessoria de Educação Etnicorracial (Aseabi). O Instituto informou a esta reportagem que está articulando prazos e finalizando a construção do edital. Para mais informações basta acessar: portal.ifrn.edu.br

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.