Novo Pet Shop em Natal quer unir clínica e estúdio fotográfico
Natal, RN 28 de mai 2024

Novo Pet Shop em Natal quer unir clínica e estúdio fotográfico

17 de março de 2024
6min
Novo Pet Shop em Natal quer unir clínica e estúdio fotográfico
Vlademir e Graciele. Imagem: Cedida.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O sentimento de buscar novas ocupações e novos caminhos surgiu na vida do fotógrafo Vlademir Alexandre quando a matriarca da família e mãe dele, Ilza, faleceu em 15 de junho do ano passado. Ela guardava recursos financeiros que, após seu falecimento, foram divididos entre os dois filhos: Vlademir e o irmão. “Quando ela partiu, eu fiquei pensando que a minha parte do recurso deveria ser usada de uma forma que fizesse jus à memória da minha mãe”, conta.

Em um contexto no qual a família, em um processo de luto, passou a se apoiar ainda mais, surgiu em uma conversa a expressão dos sentimentos de Graciele Fernandes, médica veterinária e hoje noiva do sobrinho de Vlademir, a respeito das dinâmicas do mundo do trabalho. “Ela contava das dificuldades que o mercado impõe e da vontade de sair desse campo de relações trabalhistas difíceis”, explica o fotógrafo.

A partir dessa conversa, surgiram imagens afetivas no pensamento de Vlademir a respeito do amor que a mãe tinha pelos animais e, também, da relação de afeto e amor que ela tinha com a Graciele. “Além disso, eu imaginei como eu precisava de outros nortes, de ocupar o tempo que eu dedicava à minha mãe. Eu queria me desafiar a novas possibilidades no campo da fotografia”, narra. “Então, veio o insight: eu poderia relacionar o amor que minha mãe dedicava durante a vida toda aos animais e a necessidade da Graciele de estar em um ambiente melhor de trabalho”.

Assim, Vlademir contou sobre a ideia à Graciele, que aceitou, nascendo assim a ideia do Via15 Pet. O nome é uma homenagem a três mulheres que foram muito importantes na vida de Vlademir, todas nascidas no dia 15 de dezembro: Além da mãe, a esposa Dalvanir, da qual ele é viúvo e que atuou como professora dedicada às causas sociais, e a avó, Maria das Graças – essa, a “grande matriarca”, como ele caracteriza. Além disso, o número 15 também marca a data em que a mãe de Vlademir partiu.

Para Graciele, o mais desafiador é estar na área do empreendedorismo após tantos anos habituada a seguir os modelos dos negócios das empresas para a qual trabalhava e, de repente, aprender a construir o próprio espaço no mercado. “É uma área muito nova na minha vida a de empreender. Quando o Vlademir veio falar para mim da proposta, foi bem desafiador, já que era uma novidade esse novo conceito. Mas quando ele explicou, eu percebi o potencial, já que aqui em Natal essa seria uma ideia nova”, conta.

A artista Ruth Gosson realizando o painel do salão. Imagem: Cedida.

O projeto Via15 Pet quer trazer um novo ideal de Pet Shop, unindo a clínica e a loja ao estúdio de fotografia dos animais, que também funcionará no mesmo local. A ideia é que a atuação dos profissionais seja interdisciplinar, unindo os conhecimentos e as práticas de cada um. Além disso, uma das propostas do Via15 Pet é construir parcerias com projetos de resgate e proteção aos animais, produzindo fotografias profissionais dos pets em situação de vulnerabilidade para que eles encontrem algum lar para adoção. “Muitas vezes, quando um animal é resgatado, ele não consegue alguém para adotá-lo. E quando eu vi essa possibilidade da gente divulgar esses pets, imaginei que seria incrível”, explica Graciele.

A ideia, então, é unir o comercial ao social. “Afinal de contas, não tem como você pensar uma relação com esse mundo dos animais de estimação, a partir do pressuposto da minha condição como pessoa e da Graciele, se você não entender que tem que se engajar, também, nas questões sociais. Aqui [no Via15 Pet] não é só uma questão de mercado”, defende Vlademir. 

O afeto entre diferentes espécies nos arranjos familiares

Os laços afetivos que são construídos entre os pets e os tutores é uma questão que o Via15 Pet pretende explorar, principalmente em um contexto no qual as famílias parecem cada vez mais preferir adotar os pets do que investir na ideia de ter filhos, segundo Vlademir. “A primeira coisa que deve nortear nosso trabalho é entender que a relação com os pets não é uma relação de via única, mas sim de dupla via” explica.

A relação da fotografia e os pets também deve perpassar pelo relacionamento com os tutores, defende Vlademir, que já tem experiência fotografando animais. “Quando o tutor está junto e entra na brincadeira durante o ensaio fotográfico, o pet embarca mais rápido na ideia”, ressalta.

Vlademir, que este ano completa 30 anos na área da fotografia e sempre esteve ligado à discussão a respeito sobre as questões sociais que mexem com o arranjo da sociedade, explica como ele acredita que o papel do fotógrafo é provocar e fixar sentimentos. “Nosso objetivo no Via15 Pet é transformar as fotografias não em um registro, mas no reforço de uma relação” conta.

“A vida de um pet equivale a mais ou menos um quarto na vida de um humano, normalmente. Até a velhice, na sua vida passam vários pets que vão ser importantes na sua vida, que te transformam numa pessoa mais sensível. A fotografia daquele animal, que pode virar um quadro, um porta-retrato ou um álbum, vai te permitir estar sempre revisitando aquela relação. Acho que é essa a questão da eternidade: a de transformar”, ressalta Vlademir.

Via15 Pet

A loja, que será inaugurada no próximo dia 15 de abril, funcionará na Rua Jaguarari, 1871, no bairro Lagoa Nova, em Natal. A proposta, que vai unir a clínica, a loja e o estúdio fotográfico, em uma novidade na capital potiguar, como explicam Vlademir e Graciele.

Informações e novidades sobre o novo Pet Shop podem ser acompanhadas pelo Instagram do local, por meio deste link.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.