Sidarta Ribeiro lança “Flores do Bem” nesta quinta, na UFRN
Natal, RN 30 de mai 2024

Sidarta Ribeiro lança “Flores do Bem” nesta quinta, na UFRN

20 de março de 2024
3min
Sidarta Ribeiro lança “Flores do Bem” nesta quinta, na UFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Ana Laura Alvarenga

O biólogo e neurocientista Sidarta Ribeiro lança, nesta quinta-feira (21), o livro “Flores do bem: ciência e história da libertação da maconha”. O evento ocorre a partir das 19h, com bate-papo com o autor, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN. O lançamento é uma parceria da livraria Cooperativa Cultural e a editora Fósforo.

A obra busca combater a desinformação e os preconceitos em torno da cannabis, destaca a importância de se entender a planta não apenas como uma droga, mas também como um recurso com potencial medicinal e cultural.

Usando uma linguagem acessível, Sidarta apresenta uma análise histórica desde os tempos antigos, quando a maconha era amplamente utilizada em diversas culturas, até os dias atuais, marcados por debates intensos sobre sua legalização e seu uso terapêutico.

Saiba Mais: Sidarta Ribeiro: da timidez à porta-voz da maconha no Brasil

Ao abordar a campanha global que levou à proibição da maconha, o autor destaca as motivações políticas, racistas e econômicas que influenciaram essa decisão, desmistificando os estigmas que envolvem a planta. Ribeiro também discute o papel da ciência na reversão desse cenário, ressaltando as descobertas recentes sobre os benefícios medicinais da cannabis e seu impacto na indústria farmacêutica e na saúde pública, enfatizando o crescente reconhecimento das propriedades terapêuticas da cannabis e seu potencial de desenvolvimento em diferentes setores ao redor do globo.

O lançamento do livro proporcionará aos participantes a oportunidade de um contato direto com o autor, possibilitando diálogos sobre os temas abordados na obra e a chance de adquirir um exemplar autografado. Além de ser um destacado cientista e professor da UFRN, Sidarta Ribeiro, é membro do grupo de pesquisa de saúde mental do CEE Fiocruz e traz uma perspectiva multifacetada ao seu trabalho, enriquecida por sua vivência como capoeirista do grupo Capoeira Brasil e discípulo dos mestres Caxias e Paulinho Sabiá.

Não é necessária inscrição prévia para participar do evento, que promete ser um espaço de reflexão e aprendizado sobre um dos temas mais controversos da atualidade. O lançamento de "As Flores do Bem" representa um convite para repensar nossas concepções sobre a maconha e considerar novas perspectivas para sua regulamentação e uso responsável.

Serviço:

Lançamento do Livro "As Flores do Bem: Ciência e a História da Libertação da Maconha" (Fósforo, 2023)

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.