RN é o 2º no Nordeste com maior incidência de dengue
Natal, RN 30 de mai 2024

RN é o 2º no Nordeste com maior incidência de dengue

21 de março de 2024
5min
RN é o 2º no Nordeste com maior incidência de dengue
Mosquito da dengue I Foto: Fiocruz

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte tem 198 casos de dengue a cada 100 mil habitantes, segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde atualizados nesta quinta (21). Os números colocam o RN em 2º lugar dentre os estados do Nordeste com maior coeficiente de incidência da doença. A Bahia aparece no topo do ranking com 498 casos para cada 100 mil habitantes, seguida pelo Rio Grande do Norte (198), Pernambuco (114), Paraíba (113), Piauí (111), Sergipe (95), Alagoas (70), Maranhão (59) e Ceará (58), como o estado com menos casos.

No Brasil, o Rio Grande do Norte é o 17º no país com maior coeficiente de incidência da doença. A lista é liderada pelo Distrito Federal (5.725), Minas Gerais (3.295) e Espírito Santo (1.982). O coeficiente de incidência da dengue, calculado pelo Ministério da Saúde, é resultado da divisão entre casos confirmados e a quantidade de habitantes.

A Organização Mundial de Saúde alerta que regiões com coeficiente de dengue igual ou superior a 300, para cada 100 mil habitantes, indicam situação epidêmica. Na região Nordeste, a Bahia já ultrapassou a média estipulada para caracterizar situação epidêmica.

Fonte: Ministério da Saúde

Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, os casos de dengue estão mais frequentes nas 12 primeiras semanas deste ano do que no mesmo período de 2023. Até a terça (19), foram notificados 7.683 casos de dengue no RN, 1.192 foram descartados e 1.165 confirmados. Não houve registro de óbitos até o momento.

Fonte: Sesap

Arboviroses

Além da dengue, a Zika e a chikungunya estão entre as arboviroses mais frequentes no Rio Grande do Norte. Apenas em 2024, até o dia 19 de março, foram notificados 1.752 casos de chikungunya, 364 foram descartados e 122 confirmados, além de 610 notificações de Zika, sendo 133 descartados e 144 confirmados. Entre gestantes, foram notificados 38 casos de zika, sendo 11 descartados e dois confirmados. Não há registro de óbitos.

A palavra 'arbovirose' deriva de "arbovírus", que significa 'vírus transmitido por artrópodes'. Artrópodes são animais invertebrados com patas articuladas, como os mosquitos e carrapatos. O Aedes aegypti é a principal espécie que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus. O Aedes aegypti é um pernilongo que se diferencia dos demais mosquitos por causa das listras brancas no tronco, cabeça e pernas.

Vacinação

No Rio Grande do Norte, 19 municípios foram selecionados pelo Ministério da Saúde para receber a vacina contra a dengue. O Brasil é o primeiro país do mundo a disponibilizar o imunizante no sistema público de saúde.

Receberão a vacina contra dengue as cidades de: Natal, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Mossoró, Baraúna, Apodi, Upanema, Tibau, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Caraúbas, Serra do Mel, Areia Branca, Messias Targino, Grossos, Janduís e Augusto Severo (Campo Grande).

Nesta quarta (20), o Ministério da Saúde decidiu elaborar uma estratégia de redistribuição das vacinas e ampliar os estados e municípios que vão receber os imunizantes, a partir da atualização dos dados epidemiológicos. Em todo o Brasil, já são foram registrados 1,9 milhão de casos prováveis de dengue e 630 mortes, o que resultou na publicação de 350 decretos municipais e 11 decretos estaduais de emergência.

Ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao centro I Foto: Walterson Rosa/MS

Onde procurar ajuda?

Fonte: Sesap

Como evitar:

Fonte: Ministério da Saúde
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.