Revolução fashion debate impactos da indústria da moda em Natal
Natal, RN 30 de abr 2024

Revolução fashion debate impactos da indústria da moda em Natal

15 de abril de 2024
3min
Revolução fashion debate impactos da indústria da moda em Natal
Movimento incentiva maior transparência na moda | Foto: Ulyana Lima

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Fashion Revolution, maior movimento ativista de moda do mundo, promoverá, de 15 a 24 de abril, uma série de palestras, debates e exposições em diversas cidades do mundo. Natal montou uma programação bem diversificada, iniciando oficialmente hoje (15), às 19h, no Auditório Rampa, na Ribeira. O evento de abertura será um Fashion Talks sobre ‘Abordagens e Perspectivas do Mundo da Moda’, com a presença da deputada Nathália Bonavides; da empreendedora ativista da inclusão plus size, Jéssica Amélia; e da Ellen Monielle, ativista das causas alimentares e climáticas.

"A programação foi construída a muitas mãos e de forma colaborativa com os voluntários locais para explorar as intersecções da moda com gênero, raça e clima. Priorizamos dar voz às perspectivas locais e valorização da cultura potiguar, mostrando desafios e boas ideias que possam gerar diálogos compartilhados em toda a indústria da moda e sociedade." destaca Vivian Pedrozo, representante local do Fashion Revolution.

Com o tema "Como revolucionar a moda?", a edição de 2024 do evento é ainda mais especial, pois marca os 10 anos da criação do movimento de ativismo. Um dos destaques da programação é a parceria com o Natal Shopping, onde acontecerá a exposição "Celebrando 10 Anos do Fashion Revolution Brasil", que além de comemorar o aniversário do movimento reafirma seu esforço em transformar a indústria da moda em uma força para o bem.

O calendário de eventos integra a rede de ativações que ocorre em todo Brasil e em mais de 100 países ao redor do globo e que fazem parte da ONG Fashion Revolution, que busca levar a sociedade, pessoas, empresas e instituições, a refletir sobre o impacto ambiental e humano do consumo de moda da atualidade. “O Fashion Revolution se espalhou rapidamente pelo mundo, acreditando no poder de transformações positivas da moda, e tem como principais objetivos: conscientizar sobre os impactos socioambientais do setor; celebrar as pessoas por trás das roupas; incentivar a transparência e fomentar a sustentabilidade.” Fernanda Simon, Diretora Executiva do Fashion Revolution Brasil.

"Cada um de nós tem o poder, como cidadãos globais, de transformar o sistema atual. Não há duas pessoas iguais ou que tenham um estilo de vida “perfeito”. Você não precisa fazer tudo, mas precisamos que todos façam algo. Transformar a indústria da moda não é uma tarefa da noite para o dia. Serão necessárias muitas pessoas, abordagens e perspectivas para chegar lá e alcançarmos nosso objetivo comum: uma indústria da moda justa, segura, limpa, transparente e responsável”, finaliza Vivian.

Acesse a programação completa: https://tinyurl.com/4jwd4e2y
Links de inscrição: https://linktr.ee/modadobem.rn Fashion Revolution

Foto: Ulyana Lima

Fashion Revolution

É um movimento mundial que questiona dinâmicas desiguais de trabalho e a sustentabilidade na indústria da moda. Ele ganha força em 2023, marcando dez anos do desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que abrigava diversas confecções que produziam peças para grandes marcas ocidentais. Mais de mil pessoas morreram. É a maior tragédia na história da indústria têxtil e se tornou símbolo da exploração inescrupulosa no setor.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.