Ex-interventor do IFRN é pré-candidato à vereador em sigla de Rosalba
Natal, RN 29 de mai 2024

Ex-interventor do IFRN é pré-candidato à vereador em sigla de Rosalba

1 de maio de 2024
3min
Ex-interventor do IFRN é pré-candidato à vereador em sigla de Rosalba
Josué aparece de camisa azul ao centro, ao lado de Rosalba | Foto: reprodução

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ex-interventor do IFRN, Josué de Oliveira Moreira, é pré-candidato a vereador de Mossoró pelo PP, sigla comandada localmente pela ex-prefeita Rosalba Ciarlini e seu marido Carlos Augusto Rosado. Moreira se notabilizou há pouco mais de quatro anos, em abril de 2020, quando foi nomeado para o cargo de reitor pro tempore do IFRN, apesar de não ter participado das eleições internas para a escolha dos novos gestores do Instituto.

Moreira se filiou ao PP no começo de abril e, na semana passada, participou de reunião com parte dos pré-candidatos da legenda no Sítio Cantópolis, propriedade da família de Rosalba.

Em 2020, recém-filiado ao PSL (sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro à época), Moreira — professor do IFRN em Ipanguaçu — ganhou a cadeira de reitor, passando por cima do professor José Arnóbio de Araújo que, em dezembro de 2019, obteve 48,25% dos votos contra 42,26% de Wyllys Farkkat Tabosa e ganhou as eleições.

Como argumento para não dar posse ao reitor eleito do IFRN, o Ministério da Educação utilizou um processo administrativo contra Arnóbio e outros quatro servidores, que posteriormente concluiu pela absolvição das cinco pessoas. 

Alinhado à época ao deputado federal General Girão, Josué Moreira ficou mais de um ano no cargo e enfrentou embates na Justiça e protestos de estudantes e servidores contra a sua permanência na função. Em fevereiro de 2021, José Arnóbio foi finalmente empossado.

Na imagem divulgada nas redes sociais por Rosalba, Moreira aparece ao lado da ex-prefeita. Antes de ser nomeado como interventor do IFRN, o professor já tinha uma carreira política, tendo concorrido à prefeito de Mossoró em 2012, 2014 (eleição suplementar) e 2016 (contra a própria Rosalba) pelo PSDC, sendo derrotado em todas as disputas.

Em 2018, foi candidato a segundo suplente de senador na chapa de Dr. Joanilson (DC) e, em 2022, concorreu a deputado federal pelo PL, recebendo 1.500 votos (0,08% do total).

Outra que deseja uma vaga na Câmara Municipal de Mossoró pelo PP é a também ex-prefeita Cláudia Regina, afastada do cargo em 2013 após 10 cassações, após ser acusada de abuso de poder político e econômico, uso indevido de meio de comunicação, propaganda institucional irregular e conduta vedada a agentes públicos durante a campanha para a Prefeitura de Mossoró em 2012. Assim como Josué Moreira, Cláudia esteve no encontro com os pré-candidatos junto com Rosalba.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.