Grupo do RN inicia turnê pelo maior projeto de Artes Cênicas do país
Natal, RN 16 de jun 2024

Grupo do RN inicia turnê pelo maior projeto de Artes Cênicas do país

22 de maio de 2024
5min
Grupo do RN inicia turnê pelo maior projeto de Artes Cênicas do país

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Principal projeto de circulação de Artes Cênicas do Brasil, promovido pelo Sesc, o Palco Giratório desembarca no Rio Grande do Norte a partir de junho, nos dias 7 e 8, com programação até o final do ano. Serão 7 espetáculos apresentados entre Natal, Mossoró e Caicó, além de três momentos de diálogos com o Pensamento Giratório. Confira a programação completa no final deste texto.

Dos 17 grupos selecionados de todo o Brasil, o Rio Grande do Norte está sendo representado pelo Movidos Dança, com o espetáculo Nuvem de Pássaros, que já iniciou a turnê pelo projeto, com apresentações que já aconteceram em Curitiba, Maringá e Fortaleza. No RN o grupo se apresenta em Mossoró, no dia 30 de agosto.

O Movidos surgiu em Natal, em 2018 e é um grupo de dança contemporânea composto de bailarinos com e sem deficiência, a exemplo de outros grupos de destaque local, como a CIDA, o Gira Dança e a pioneira Roda Viva Cia de Dança.

Diretor artístico do Movidos, Anderson Leão está em sua segunda participação no Palco Giratório, a primeira foi pelo Gira Dança, em 2015. Segundo ele, ter sido selecionado é um marco para a curta história do grupo e oferece a oportunidade de alcançar novas plateias fora do estado.

“Poder representar a dança, a arte e os artistas do RN, e também por defendermos uma arte inclusiva para todas as pessoas e todos os corpos, sem dúvida é um grande feito para o Movidos Dança. A concretização de anos de luta na defesa da nossa dança e nossa história”, diz o artista.

Ao todo, o Movidos vai circular por 18 cidades, em 15 estados diferentes, até o final do ano. Além da apresentação do espetáculo, a programação inclui a participação em seis momentos de diálogo, chamados de Pensamentos Giratórios, e seis intercâmbios com grupos e artistas das cidades onde vão se apresentar.

“É uma oportunidade ímpar de conectar nossos processos artísticos com companhias e artistas de dança de outras localidades, como forma de potencializar os corpos diferenciados no mercado cultural”, comenta Leão. “E abrir diálogos sobre os artistas com deficiência na cena da dança como meio de criar mais conectividade no fortalecimento de mais espaços acessíveis”.

Com mais de 20 anos na dança potiguar, Anderson começou como bailarino, entre 1999 e 2004, na Roda Viva Cia de Dança, sob direção de Henrique Amoedo, depois fundou a Gira Dança, em 2005, com o bailarino Roberto Morais. Permaneceu no grupo até 2017, como diretor artístico, quando saiu em busca de novos voos, fundando em 2018 o grupo Movidos de Dança, junto com o bailarino Daniel Silva.

“De alguma forma contribui na existência e resistência desses grupos de dança que participei e fundei em Natal, sejam através das leis de incentivo, editais culturais ou patrocínios direto. E nessa caminhada de encontros e desencontros, me sinto orgulhoso de ver tantos profissionais com e sem deficiência no mercado cultural, onde hoje muitos ganham o mundo com sua arte, como também desenvolvem projetos semelhantes”, avalia o artista.

Nuvem de Pássaros
O espetáculo é uma obra coreográfica inspirada no movimento de migração dos pássaros, em especial, na trajetória de espécies que compartilham rotas de voo para enfrentar diferentes climas e ameaças. A partir da interação entre esses grupos de aves, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a sociedade e seus diversos conflitos, como forma de compreender a coletividade humana.

A obra foi concebida por Anderson Leão, inicialmente para a Cia Ya Danza, da Costa Rica, em 2018. E em 2021, ganhou adaptação para a realidade social dos corpos e vivências dos integrantes do grupo Movidos Dança.

RIO GRANDE DO NORTE

ESPETÁCULO: “ZARATUSTRA” (RJ)
NATAL (RN)
07/06 – PENSAMENTO GIRATÓRIO
08/06 – APRESENTAÇÃO

ESPETÁCULO: “HERANÇA” (MG)
NATAL (RN)
26/06 – APRESENTAÇÃO
27/06 – APRESENTAÇÃO

ESPETÁCULO: “ALEGRIA DE NÁUFRAGOS” (PB)
NATAL (RN)
07/08 – APRESENTAÇÃO

ESPETÁCULO: “NUVEM DE PÁSSAROS” (RN)
MOSSORÓ (RN)
30/08 – APRESENTAÇÃO

ESPETÁCULO: “CIRCO DE LOS PIES” (SC)
NATAL (RN)
11/11 – PENSAMENTO GIRATÓRIO
12/11 – APRESENTAÇÃO
CAICÓ (RN)
14/11 – APRESENTAÇÃO
MOSSORÓ (RN)
17/11 – APRESENTAÇÃO

ESPETÁCULO: “QUATRO LUAS” (PE)
CAICÓ (RN)
19/11 – APRESENTAÇÃO
MOSSORÓ (RN)
21/11 – APRESENTAÇÃO

ESPETÁCULO: “A FÁBRICA DOS VENTOS” (SP)
NATAL (RN)
22/11 – PENSAMENTO GIRATÓRIO
23/11 – APRESENTAÇÃO
24/11 – APRESENTAÇÃO

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.