“Sentimento de abandono”, diz Glauber Braga sobre impressão ao chegar a Natal
Natal, RN 7 de jun 2026

“Sentimento de abandono”, diz Glauber Braga sobre impressão ao chegar a Natal

3 de setembro de 2024
4min
“Sentimento de abandono”, diz Glauber Braga sobre impressão ao chegar a Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O deputado federal Glauber Braga (Psol – RJ) já conhece Natal de outros tempos. Apesar de carioca, desde a infância ele visita a cidade para encontrar parte da família, que tem origem em Mossoró.

“Minha família é daqui. A família por parte de mãe é de Natal, vinda de Mossoró. Frequento Natal desde criança, antigamente vinha todos os anos, ultimamente é que não tenho conseguido vir, agora tem meu filho que é pequenininho, mas estou sempre por aqui e venho para desfrutar da companhia da família”, conta o parlamentar durante uma folga entre os compromissos.

De volta à capital potiguar, agora para apoiar a candidatura de Robério Paulino e Camila Barbosa, que tentam se reeleger como vereadores pelo mesmo partido, o Psol. Braga comentou sobre as primeiras impressões ao chegar em solo potiguar.

Primeiro queria agradecer ao pessoal que foi me receber no aeroporto, fazendo a defesa do mandato. Não estava nessa expectativa. Segundo, das pessoas com quem conversei, o sentimento é de abandono da cidade de Natal. Uma conservação deficiente, com dificuldades em relação ao que já houve em outros momentos. Então, pelas rápidas conversas que tive, a impressão é de que há um abandono na conservação da cidade e uma rejeição à atual administração e suas articulações políticas. É o que sinto inicialmente, mas quero conversar muito ainda com a militância do Psol”, conta o deputado ao se referir ao evento programado para a noite desta terça (3), na Cervejaria Resistência, no bairro de Ponta Negra, a partir das 18h30, quando será realizado um encontro entre ele, a deputada Sâmia Bomfim (SP) e a militância do partido, em apoio à candidatura do vereador Robério Paulino.

O deputado revela que também veio conhecer de perto o trabalho desenvolvido por Paulino em Natal na área do meio ambiente, com plantação e distribuição de mudas, para que essa se torne uma política de referência para o partido em outros estados.

É um mandato importante para a esquerda, para o Psol. Achamos que o trabalho que tem sido feito por ele tem que ser referência, inclusive do ponto d3 vista ambiental… essa questão do viveiro, das mudas plantadas e sua distribuição, a gente quer conhecer a prática que ele tem realizado aqui como vereador até para poder divulgar no Rio [de Janeiro] e em outras regiões onde temos trabalho mais consolidado”, revela Glauber Braga.

Mandato em perigo

Atualmente, o deputado responde a uma representação que transcorre no Comitê de Ética da Câmara dos Deputados por agredir fisicamente um militante do MBL (Movimento Brasil Livre) em abril deste ano. O parlamentar atribui o processo, que pode resultar na perda de seu mandato, ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP – AL), contra quem ele havia feito denúncias de sequestrar o orçamento federal.

Há uma ação orquestrada pelo Lira [Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados] que tem como objetivo caçar o mandato. O relator que tinha uma posição anterior de não prosseguir com o processo, altera sua posição por influência direta do Lira e isso fez com que esse processo esteja agora tramitando. Vou utilizar tudo que estiver à minha disposição na estratégia de defesa, apresentação de testemunhas, fazer uma discussão robusta, não só falando e mostrando que o MBL é uma organização criminosa e o que eu fiz no espaço do Congresso Nacional foi uma reação. Mas, além disso, vou utilizar os instrumentos de defesa para demonstrar quem é Arthur Lira e a orquestração que ele está fazendo para cassar o mandato por causa das denúncias que fiz sobre ele sequestrar o orçamento público brasileiro”.

O deputado avalia a situação em três momentos, sendo o 1º quando Arthur Lira teria articulado a apresentação do relatório para chantagear Glauber Braga e evitar denúncias sobre sequestro do orçamento público; o 2º é o diálogo través de mobilizações de rua para denunciar Lira e defender o mandato.

O terceiro, se houver necessidade, a partir do controle dos instrumentos parlamentares que ele tem, será o de solicitar recursos judiciais”, conclui Braga, antes de partir para o próximo compromisso em Natal.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.