Aldeia Potiguara Katu recebe laboratório de roteiro e oficina de distribuição de filmes
Natal, RN 4 de jun 2026

Aldeia Potiguara Katu recebe laboratório de roteiro e oficina de distribuição de filmes

7 de março de 2025
3min
Aldeia Potiguara Katu recebe laboratório de roteiro e oficina de distribuição de filmes

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Nos próximos dias 14, 15 e 16 de março a Aldeia Potiguara Katu dos Eleotérios, localizada em Canguaretama, vai receber duas atividades gratuitas voltadas para o audiovisual: uma oficina de distribuição de filmes e um laboratório de roteiro em formato imersivo os cineastas Rodrigo Sena e Torquato Joel (PB).

Os interessados poderão se inscrever nas duas formações, porém, para participar do Laboratório de Roteiro com Torquato, é necessário que o participante inscreva um argumento, que será previamente selecionado pela coordenação do Território Lab, organizador do evento.

As dez vagas para o laboratório serão divididas seguindo a proporção: cinco vagas para candidatos(as) residentes na aldeia Potiguara Katu, duas vagas para candidatos(as) Potiguaras (PB); três vagas para candidatos(as) do Rio Grande do Norte. Já na oficina de distribuição o número de participantes é livre.

As inscrições terminam nesta sexta (7) e até o dia 10 de março todos os candidatos serão informados sobre o resultado final da seleção.

Criado em 2023 com o intuito de fortalecer a luta dos povos originários do Rio Grande do Norte e Nordeste trazendo o cinema como flecha, o projeto Território Indígena Digital realizou sete oficinas de formação para 15 jovens indígenas aldeados do Katu; implantou um núcleo digital com equipamentos de cinema e realizou um filme como conclusão do projeto, premiado em diversos festivais.

Após formados, os jovens tiveram autonomia na realização de seus projetos, com a aprovação em editais de audiovisual, realização de filmes e criação de um cineclube itinerante, o Cine Katu, que já percorreu seis comunidades indígenas do RN com a exibição de obras audiovisuais.

Além disso, houve um desdobramento com a criação de uma distribuidora de filmes, a Katu Distribuidora, que pretende com esta ação dar continuidade à formação iniciada. Além do Katu, o Território Indígena Digital tem o desejo de expandir as ações para outros territórios indígenas do RN, com vistas a fortalecer a alinhar a arte do cinema com a luta indígena.

Para se inscrever, CLIQUE AQUI.

Serviço

Oficina de distribuição de filmes

Dia 14

Das 18h às 22h

Local: Aldeia Potiguara Katu – Pousada Oca do Beija Flor, Canguaretama

Laboratório de roteiro

Dias 15 e 16

Das 8h às 12h e 14h às 22h

Local: Aldeia Potiguara Katu – Pousada Oca do Beija Flor, Canguaretama

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.