Documentário resgata história dos massacres de Cunhaú e Uruaçu
O documentário de longa metragem “Santos Mártires – das relíquias à devoção” resgata a história dos massacres de Cunhaú e Uruaçu. Com 70 minutos de duração, o longa costura depoimentos com reconstituições históricas, e tem lançamento previsto para outubro de 2025, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal.
A escolha estética confere à narrativa uma força visual e emocional, permitindo compreender como os relatos históricos se entrelaçam com a memória coletiva de fé e dor. A dramatização serve de apoio e de extensão às entrevistas, compondo uma “gramática audiovisual” que transforma o passado em presente vívido.
Em 2025, os massacres de Cunhaú e Uruaçu completam 380 anos. Eles ocorreram no contexto da expulsão dos holandeses que ocupavam o Nordeste brasileiro na primeira metade do século XVII e resultaram na morte de mais de uma centena de fiéis da Igreja Católica.
Nas sequências de reconstituição histórica, a proposta é fazer um retrato cru da perseguição religiosa. A cada cena, o público é convidado a refletir sobre o que foi herdado dessas histórias – e como elas ainda ressoam no agora.

“O filme revela a alma do Rio Grande do Norte, onde a dor se transforma em fé e a memória em identidade viva. Ao assistir, o público é convidado a sentir a grandeza espiritual dos mártires e a perceber como sua coragem ainda ilumina o presente”, analisa Buca Dantas, diretor geral do longa.
A produção, cujo lançamento está programado para outubro, contou com profissionais majoritariamente nascidos no Rio Grande do Norte, especialmente o elenco da cidade de São Gonçalo do Amarante. A obra é realizada com o apoio da Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Cultural Dona Militana, Ministério da Cultura e Governo Federal.
O longa-metragem documental “Santos Mártires – das relíquias à devoção” mergulha na memória dos protomártires do Brasil, narrando sua história de fé, coragem e sacrifício. Através de memórias, testemunhos e tradições, revela a força da devoção que atravessa séculos e fortalece a identidade cultural nordestina.

Ficha Técnica:
Direção Geral: Buca Dantas
Direção de Fotografia/ Som direto: Emanoel Xablair
Direção de Arte / Preparador de Elenco: Jota França
Assistente de Direção: Dênia Cruz
Direção Musical: Danilo Guanais
Roteiro: Buca Dantas / Jota França
Produção Executiva/Direção de Produção: Luiza de Sá
Assistentes de Produção: Carol Carvalho / Agnes Dantas / Douglas Buso / Paulinha Maux
Figurino: Victor D’Melo
Assistente de Figurino: Kadu Oliveira
Maquiagem: Júlio França / Daniel dos Anjos
Fotógrafo/Designer: Rodrigo Monteiro
Entrevistados: Francisco Alves Galvão Neto / José Charles da Silva / Francisco Flávio
Herculano / Bianor Francisco de Lima Junior / José Rodrigues da Silva Filho / Francisco
Marinho / Gilvan Lira / Josineide Silveira / Padre Murilo.
Elenco: Samara Vierlim / Ícaro Christian / Fátima Ribeiro / Jocélio Nunes / Adonadepaju /
Jalison Costa / Jota França / Alex Ivanovich / Decinho Lima / João Martins / Wenderson
Medeiros / Joás Felipe / Thasio Igor / Diogo Calixto / Ronny Dantas / Carla Oliveira /
Fernanda Abreu / Leilson Felix / Jaqueline Bezerra / Vitória Amaral
Realização: Centro Padre Ambrósio de Ferro
Apoio: Lei Paulo Gustavo, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e Secretaria Municipal
de Cultura de São Gonçalo do Amarante, Ministério da Cultura, Governo Federal.