Mãe Luíza quer ampliar atividades e ser porta de entrada para o esporte
A vitória de Davi Lima, de apenas 15 anos, no Mundial de Parasurf, na Califórnia, nos Estados Unidos, resultou numa motivação a mais para Julianderson e Adailton, presidente e vice, respectivamente, da Associação de Surf de Miami e Areia Preta (Asmap), que atualmente funciona mais de maneira burocrática e com atendimento psicológico através de parceria com a UNP.
“A escolinha ‘Filhos de Mãe Luíza’ começou junto com a trajetória de Davi. Ela já está no bairro há mais de 20 anos. Como sempre fui competidor queria mais, que ele tivesse acesso à competição, o que os outros projetos não conseguiam fazer, então, a Associação veio um pouco desse desejo de competir”, explica Adailton Souza, que além de vice-presidente da Asmap é técnico e primo de Davi.
A instituição tem sede, biblioteca pública, atendimento ao idoso, já teve natação e continua com o atendimento psicológico para toda a comunidade. O grupo também recebe doações, distribui cestas básicas e desenvolve um projeto com materiais recicláveis, além de atividades com costureiras que recuperam lonas usadas.
“Temos atividades complementares, mas não temos ainda algo relacionado ao surf, mas vamos ter, já está em andamento e mais cedo ou mais tarde tudo vai se concretizar”, planeja Adailton.
Atualmente a Associação sobrevive do aluguel do espaço, além de recursos próprios empregados por Julianderson. A proposta é que, assim como Davi, outros jovens também possam disputar campeonatos com a ajuda da Asmap.
“Davi mostrou resultado numa fase difícil, de disputa de facções. Temos um histórico muito grande de preconceito com a comunidade de que aqui só mora bandido, faccionado. Ele quebrou essa barreira que a sociedade tinha e ainda tem sobre Mãe Luíza. Esperamos que isso possa abrir mais espaços para a Associação e para ele também”, torce Julianderson.
Para 2026, o plano é atender a cerca de 50 crianças com diferentes atividades. Para manter a Associação funcionando, o presidente dá aulas particulares de surf e aluga o espaço para festas infantis e de família.
Para ajudar a Asmap, basta entrar em contato pelos números: (84) 9 9819-3395 ou (84) 9 9151-5376.


