Mel do Alto Oeste do RN conquista 2º lugar em concurso nacional
Natal, RN 7 de jul 2026

Mel do Alto Oeste do RN conquista 2º lugar em concurso nacional

20 de maio de 2026
3min
Mel do Alto Oeste do RN conquista 2º lugar em concurso nacional

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O mel produzido por abelhas sem ferrão em Alexandria, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, ganhou reconhecimento nacional ao conquistar o segundo lugar no Concurso de Méis do Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura (CONBRAPI) 2026. O evento foi realizado entre os dias 13 e 16 de maio, em Florianópolis, Santa Catarina, e reuniu produtores, pesquisadores, técnicos e empresas ligadas à cadeia do mel.

A premiação foi concedida ao meliponicultor Anael Antônio Nunes da Costa, responsável pela produção do Mel de Jandaíra que representou o estado na disputa. As amostras inscritas no concurso vieram de diferentes regiões do país e passaram por avaliação baseada em critérios como autenticidade, pureza e análise sensorial.

Para Anael, o resultado tem peso especial por colocar em evidência uma produção que ainda busca maior valorização no mercado local.

“A representatividade do prêmio me impulsiona mais ainda a manter a produção, apesar de ainda não ser um produto muito valorizado na minha região. O prêmio mostra o quanto podemos chegar longe, quando se tem dedicação e quando gosta do que se faz”, disse o produtor.

A conquista ocorreu dentro da programação do maior congresso de apicultura e meliponicultura do Brasil, organizado pela Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura. A edição de 2026 reuniu uma agenda voltada à bioeconomia, sustentabilidade e inovação tecnológica aplicada à cadeia produtiva do mel.

Além do desempenho no concurso, o Rio Grande do Norte também foi reconhecido na área científica. O estado recebeu “Menção Honrosa Científica” pelo estudo “Meliponicultura como eixo propulsor da arborização urbana no semiárido: a experiência do projeto Arboriza Caicó em Caicó-RN”, produzido pelo meliponicultor Ycaro Kallyo Rangel Lopes, de Caicó.

A presença potiguar no congresso incluiu ainda o lançamento e a distribuição da cartilha em formato de cordel “Carta do Gargalheira”, de autoria do meliponicultor Pedro George de Brito, do município de Acari. A publicação levou ao evento elementos da identidade do semiárido potiguar.

A programação do CONBRAPI contou com mais de 80 atividades técnicas, 22 minicursos e uma feira com mais de 70 expositores de diferentes segmentos relacionados à apicultura e à meliponicultura.

O resultado alcançado por Anael também está associado a um processo de qualificação técnica da produção. O meliponicultor participou de capacitações promovidas pelo Sebrae/RN, voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva do mel e à melhoria da qualidade de produtos derivados da meliponicultura.

Para o congresso, o Sebrae/RN organizou uma comitiva com 50 produtores potiguares, entre apicultores e meliponicultores. O grupo participou de capacitações, teve contato com novas tecnologias, trocou experiências com representantes de outros estados e acompanhou oportunidades de mercado para o setor.

O analista técnico do Sebrae/RN e gestor da área de mel no estado, Nilson Dantas, acompanhou a delegação potiguar em Florianópolis. Segundo ele, a premiação reforça a capacidade competitiva da produção local.

“Esse reconhecimento mostra que o Rio Grande do Norte possui produtores altamente qualificados e produtos de excelência. O Sebrae tem investido em capacitações, assistência técnica e acesso a mercados para fortalecer a apicultura e a meliponicultura potiguar. Ver um produtor do nosso estado conquistar destaque nacional comprova que estamos no caminho certo”, destaca.

Realizado a cada dois anos em diferentes estados brasileiros, o Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura é considerado uma das principais vitrines do setor no país. O encontro reúne debates sobre inovação, sustentabilidade, manejo, comercialização e fortalecimento da atividade apícola e meliponícola brasileira.

Com informações da Agência Sebrae RN

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.