Carlos Eduardo vai coordenar campanha de Allyson em Natal
Após uma empreitada mal-sucedida ao Senado — em que desistiu por falta de garantia de recursos —, o ex-prefeito Carlos Eduardo (União) recuou também de se lançar como pré-candidato a deputado estadual. Ele vai assumir a coordenação de campanha de Allyson Bezerra (União) em Natal.
O anúncio foi feito pelo ex-prefeito nesta quarta-feira (15), por meio das redes sociais. Carlos disse que o convite partiu do próprio Allyson.
“Por entender a importância dessa missão para o partido e para o Rio Grande do Norte, decidi abrir mão da minha pré-candidatura a deputado estadual para dedicar meus esforços integralmente a esse projeto”, explicou.
No comunicado, ele agradeceu a amigos, lideranças e apoiadores que já haviam declarado apoio ao seu projeto rumo à Assembleia Legislativa.
“Cada demonstração de confiança fortalece ainda mais o meu compromisso com a vida pública”, disse.
Troca de partido e desistências
Em 5 de maio, Carlos Eduardo confirmou que não seria candidato ao Senado. A decisão, segundo ele, partiu da prioridade às outras disputas em seu partido e da indisponibilidade de recursos que teria caso mantivesse a postulação no União Brasil.
O ex-prefeito trocou o PSD pelo União no final de março sob a expectativa de fazer uma dobradinha com a senadora Zenaide Maia (PSD) na chapa de Allyson Bezerra.
Saiba Mais: Sem recursos garantidos, Carlos Eduardo desiste de disputar Senado
Em seu comunicado, ele disse que foi informado por Allyson que a direção nacional do partido União Brasil daria prioridade à eleição de deputados federais e governador, e que não haveria disponibilidade do fundo eleitoral partidário para candidatura ao Senado no Rio Grande do Norte.
A decisão contrariou uma posição anterior do presidente estadual da legenda, o ex-senador José Agripino Maia. Em abril, logo após a filiação de Carlos, Agripino disse à Agência SAIBA MAIS que o ex-prefeito teria a legenda para senador, caso desejasse.
“Ele está filiado sim ao União Brasil, foi um ato voluntário dele. Ele não está decido ainda sobre a candidatura, mas vai tomar essa decisão de forma compartilhada com o partido. Caso ele venha a ser deputado estadual, federal ou senador, o partido lhe dará legenda”, declarou o ex-senador na ocasião.
Logo depois, em junho, o ex-prefeito de Natal anunciou que buscaria uma vaga como deputado estadual — decisão, agora, também descartada.
Carlos Eduardo ocupou um cargo público pela última vez há oito anos, quando renunciou à Prefeitura de Natal para concorrer a governador. Perdeu no segundo turno para Fátima Bezerra (PT) mas em 2022 se aliou ao campo da governadora para ser candidato ao Senado na chapa governista. Nesta disputa, ficou em segundo lugar de apenas uma vaga disponível. Em 2024 tentou retornar à Prefeitura e acabou a eleição em terceiro lugar, atrás de Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT).