O prefeito de Espírito Santo Fernando Teixeira (PSDB) foi preso nesta segunda-feira (17) pela polícia em meio à operação Canastra Real, deflagrada pelo Ministério Público Estadual que investiga esquema de pagamento a servidores fantasmas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Teixeira é ligado ao deputado federal Rogério Marinho, candidato à reeleição, e foi preso por porte ilegal de armas. No sábado (15), Marinho e Teixeira participaram de um comício de campanha do parlamentar em Espírito Santo.
Ele é o segundo prefeito do PSDB ligado a Marinho preso em pouco mais de um mês.
Em 14 de agosto, a polícia também prendeu o prefeito de Caicó Robson Batata, acusado de corrupção ativa e passiva, associação criminosa, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e dispensa indevida de licitação. Batata teria recebido propina para manter contratos de iluminação pública e tentou comprar apoio de vereadores para evitar a cassação do mandato.
O prefeito de Caicó coordenava a campanha do candidato ao Governo Carlos Eduardo Alves (PDT) e segue preso no quartel da Polícia Militar.



Canastra Real
Preso na manhã desta segunda-feira, o prefeito de Espírito Santo é casado com Ana Augusta Simas Aranha Teixeira de Carvalho, chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa e que, segundo o MPRN, operava o esquema de pagamento a funcionários fantasmas na ALRN.
A operação Canastra Real apura o desvio de pelo menos R$ 2.440.335,47 em um esquema envolvendo servidores fantasmas na Assembleia Legislativa. Ao todo, foram cumpridos 6 mandados de prisão e outros 23, de busca e apreensão. Duas pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Mais informações em instantes.