Bolsonaro nomeia José Arnóbio Filho como novo reitor eleito do IFRN
Natal, RN 27 de mai 2024

Bolsonaro nomeia José Arnóbio Filho como novo reitor eleito do IFRN

6 de maio de 2020
Bolsonaro nomeia José Arnóbio Filho como novo reitor eleito do IFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O presidente da República Jair Bolsonaro nomeou nesta quarta-feira (6) o professor de Educação Física José Arnóbio de Araújo Filho como novo reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. A portaria foi publicada no início da tarde após a segunda decisão judicial assinada pela juíza da 4ª Vara Federal Gisele Maria da Silva Araújo Leite determinando a suspensão da intervenção no IFRN e a nomeação do reitor eleito.

José Arnóbio de Araújo Filho foi o candidato mais votado na eleição para reitor realizada em dezembro de 2019. No entanto, dia 20 de abril, uma portaria assinada pelo ministro da Educação Abraham Weintraub colocou no cargo o professor Josué Moreira que sequer participou da disputa eleitoral. O interventor foi uma indicação do deputado federal bolsonarista general Girão (PSL).

A portaria foi assinada por Jair Bolsonaro e também pelo titular do MEC Abraham Weintraub “em estrito cumprimento à decisão proferida pelo Juízo da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Rio Grande do Norte”.

A juíza tinha determinado a nomeação até 16h desta quarta-feira. Professores, estudantes e servidores se reuniram na porta do IFRN aguardando a publicação da portaria que ocorreu no fim do prazo estipulado pela Justiça.

“O tempo todo a gente tinha certeza que nosso processo não tinha ilegalidade nenhuma e confiamos que a Justiça fosse prevalecer. Foram quase três semanas de muita apreensão e tensão. Até porque ainda estamos lidando com o poder central. Mas mas a peça jurídica deles não tinha sustentação nenhuma. Conversei com vários juristas e todos me disseram que a peça era muito fraca juridicamente. E felizmente a juíza fez com que a Justiça prevalecesse. Tivemos também um apoio muito importante da mídia, dos nossos alunos, alunas, servidores, professores, gestores, técnicos administrativos, comunidade acadêmica junção de fatores. E esperamos que nas próximas instâncias a Justiça mantenha a decisão. Estamos falando de uma Instituição centenária com 45 mil alunos dos quais 64,25% tem renda per capta de até meio salario mínimo. Ou seja, temos muitos desafios pela frente”, afirmou José Arnóbio, o novo reitor eleito do IFRN.

ATUALIZAÇÃO 19h30: TRF5 cassa liminar que determinou nomeação de reitor eleito e Bolsonaro recoloca interventor no IFRN 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.