Sistema prisional do RN tem pelo menos 103 detentos com covid-19 nesta segunda-feira, 24
Natal, RN 19 de abr 2024

Sistema prisional do RN tem pelo menos 103 detentos com covid-19 nesta segunda-feira, 24

24 de janeiro de 2022
3min
Sistema prisional do RN tem pelo menos 103 detentos com covid-19 nesta segunda-feira, 24

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Pelo menos 103 detentos do sistema prisional do Rio Grande do Norte estavam com covid-19 até esta segunda-feira, 24, de acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O número de suspeitos é ainda maior, uma vez que os presos das celas onde foram detectadas as infecções foram isolados para observação. Além disso, pelo menos 30 policiais penais estão afastados do trabalho por conta da doença.

Por conta da disseminação do vírus no sistema penitenciário, a Seap suspendeu visitas presenciais em dez unidades prisionais até o momento. A suspensão mais recente foi na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, neste domingo, 23. O isolamento dessa unidade se dá pelo fato dos leitos de UTI do município estarem com 90% da capacidade ocupada.

Segundo os dados recebidos pelas equipes de saúde da Seap, os presos doentes apresentam tosse, dores pelo corpo, dor de cabeça e garganta irritada, mas não relataram perda de olfato ou paladar. Alguns reclamaram de leve cansaço. A pasta informou em nota que o quadro de saúde em geral é estável.

Para evitar a disseminação e o agravamento do quadro de saúde dos presos, a Seap determinou alimentação dobrada, limpeza das celas e mais tempo de banho de sol. "Temos atendido todos os protocolos sanitários para que a gente tenha o controle da pandemia", disse o secretário Pedro Florêncio Filho.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, 703 detentos foram diagnosticados com a covid-19. Destes, dois faleceram em hospitais e o restante se recuperou.

Segundo a Seap, os detentos que agora testaram positivo para a covid estão em celas isoladas das demais para evitar a disseminação da doença e são acompanhados pelas equipes médicas. “A suspensão no momento epidemiológico atual com a propagação da Ômicron e H3N2 visa garantir a segurança dos servidores, dos privados de liberdade e seus familiares”, justificou a pasta em nota.

A pasta também informou que as direções das unidades foram orientadas a manter contato com os familiares dos internos doentes para atualizar a situação de saúde do privado de liberdade.

Além da suspensão das visitas presenciais, a Seap também determinou, no dia 15 deste mês, a obrigação para os servidores do passaporte vacinal para adentrar nas unidades prisionais e demais prédios da Administração Penitenciária.

Atualmente, o Rio Grande do Norte tem 6.935 detentos no regime fechado. No total, são 11.785, entre regime fechado, provisório, semiaberto e aberto.

Unidades prisionais com visitas suspensas

  • Penitenciária Estadual de Alcaçuz
  • Penitenciária Rogério Coutinho Madruga
  • Central de Recebimento e Triagem de Parnamirim
  • Cadeia Pública de Ceará-Mirim
  • Cadeia Pública de Caraúbas
  • Penitenciária Agrícola Mário Negócio
  • Penitenciária João Chaves (masculino)
  • Centro de Detenção Provisória Feminina em Parnamirim
  • Cadeia Pública de Nova Cruz
  • Penitenciária do Seridó
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.