Mercado da Redinha começa a ser demolido pela Prefeitura de Natal
Natal, RN 25 de abr 2024

Mercado da Redinha começa a ser demolido pela Prefeitura de Natal

19 de abril de 2022
4min
Mercado da Redinha começa a ser demolido pela Prefeitura de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O tradicional Mercado da Redinha começou a ser demolido nesta segunda (18) pela Prefeitura de Natal, que vai usar o espaço para construir o Complexo Turístico da Redinha. A demolição deve durar uma semana e a construção da nova estrutura vai levar 18 meses para ficar pronta, a um custo de R$ 25 milhões.

De acordo com a Secretaria de Obras públicas e Infraestrutura, os 33 permissionários que trabalhavam no Mercado vão receber R$ 1.200 por mês até que as obras sejam finalizadas. A nova estrutura prevê, dentre outras coisas, a criação de novos acessos ao local, além da abertura de uma rua que ligue o Complexo direto à Ponte Newton Navarro, um deck, nova iluminação, quebra-mar, a construção de 33 novos boxes e sete restaurantes.

As obras estão divididas por lotes:

Construção do novo Mercado da Redinha;

Iluminação pública e construção de quebra-mar;

A requalificação do sistema de defesa costeira (com enrocamento aderente) da Praia da Redinha, trecho do rio Potengi, a urbanização e drenagem do entorno do Mercado da Redinha;

Modernização da rua Francisco Ivo e o chamado quebra-mar. A rua Francisco Ivo é a principal via da orla da Redinha, por isso terá seu pavimento em asfalto substituído por material drenante que possibilitará a melhoria significativa na drenagem local. O novo pavimento será executado no nível das calçadas, com isso, apresentar diferença de cota entre as calçadas e a faixa de rolamento dos veículos, que será separada por balizadores fixos;

Reestruturação viária do antigo acesso ao bairro, com capeamento asfáltico e execução do passeio com acessibilidade do trecho da av. Doutor João Medeiros Filho, a partir do viaduto da Redinha até o entroncamento com a rua Francisco Ivo, e da rua José Herôncio de Melo, a partir da rua Francisco Ivo até a rua Engenheiro Clóvis Aragão. Inclui também a rua Engenheiro Clóvis Aragão, a partir da rua José Herôncio de Melo até a João Medeiros Filho.

Projeto do Complexo Turístico da Redinha I Imagem: reprodução

Indenização

Para dar início às obras, a Prefeitura de Natal teve que indenizar o proprietário do bar e restaurante Portal do Potengi, que funcionava no mesmo local, na Praia da Redinha, há mais de 30 anos. Sem qualquer aviso prévio ou negociação, o setor de fiscalização da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) havia notificado o comerciante no dia 11 de março para que ele, assim como todas as demais pessoas que trabalhavam no local, deixassem o restaurante num prazo de 72 horas.

Erick Guedes de Melo Filho, proprietário do bar e restaurante, havia entrado com uma ação na justiça federal e o magistrado Adrian Soares Amorim de Freitas, determinou que a Prefeitura de Natal (RN) e a União suspendessem qualquer ação de desocupação do imóvel, sem um processo adequado para garantir defesa e indenização justa.

A liminar concedida pela justiça federal que determinava a suspenção da desocupação e negociação de indenização foi acatada no dia 31 de março. No dia 08 de abril a Prefeitura de Natal voltou atrás, aceitou fazer acordo e pagar indenização pela retirada do restaurante Portal do Potengi. Os valores foram negociados e aceitos pelas partes.

Vista do Restaurante Portal do Potengi I Imagem: reprodução

Saiba +

Prefeitura de Natal vai pagar indenização para retirada de restaurante que funcionava na Praia da Redinha há mais de 30 anos

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.