Covid-19: Número de pacientes em fila por leito clínico volta a ser maior que vagas disponíveis no RN
Natal, RN 29 de mar 2024

Covid-19: Número de pacientes em fila por leito clínico volta a ser maior que vagas disponíveis no RN

7 de julho de 2022
4min
Covid-19: Número de pacientes em fila por leito clínico volta a ser maior que vagas disponíveis no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Na manhã desta quinta (07), o Rio Grande do Norte tem 36 pacientes com covid-19 na fila de espera por uma vaga de leito clínico, onde ficam os pacientes em estado menos grave da doença. No entanto, em todo o estado há apenas 24 vagas disponíveis. A maior espera ocorre na região metropolitana de Natal, onde há 29 pacientes e 15 vagas. Os dados foram retirados do sistema de regulação Lais/ UFRN.

Já a disponibilidade de leitos críticos (semi-intensivos e UTI’s) encontra-se no limite, com nove vagas e nove pacientes aguardando internação. Nos últimos meses o RN tem observado um aumento dos casos de covid-19. No comparativo entre junho e maio, o aumento no número de casos foi de 747%. A alta também continua quando são analisados os números de óbitos, entre 7 de maio e junho houve alta de 485%.

Com o aumento de casos e óbitos, as solicitações de leitos também aumentaram. Enquanto no 21 de junho foram realizados 11 pedidos de leitos em todo o Rio Grande do Norte, sendo seis na região metropolitana e 15 como média móvel; no dia 06 de julho foram 38 solicitações, sendo 30 na região metropolitana de natal e 30 de média móvel. Nos últimos 15 dias a alta de solicitações é de 345%.

O Hospital dos Pescadores, o Hospital Giselda Trigueiro, o Hospital Regional Dr Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros) e o Hospital Regional Telecila Freitas Fontes (Caicó) já estão com 100% de seus leitos críticos ocupados. No Hospital Rafael Fernandes, a ocupação já chega a 90%.

Levando em consideração todo o Rio Grande do Norte, a taxa de ocupação de leitos críticos chega a 81,7%, na região metropolitana de Natal esse índice baixa para 79,5%, sobe para 81,3% na região Oeste e atinge os 100% no Seridó. O Estado tem um total de 58 leitos críticos, sendo 49 ocupados e nove disponíveis. Já o número de leitos clínicos chega a 67, sendo que 43 estão ocupados e 24 disponíveis. Desde p início da pandemia, 1.136 pessoas morreram de covid-19 no Rio Grande do Norte sem conseguir acesso a um leito de internação para tratamento.

Até esta quinta, foram confirmados 533.018 casos de covid-19 no RN, sendo 886 registrados nas últimas 24 horas. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ainda investiga 2.463 casos suspeitos e acompanha outros 12.000 casos. Desde o início da pandemia o RN teve 8.280 mortes por covid-19 e 1.332 óbitos estão em investigação.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.