DEMOCRACIA

RN terá passe livre no interior e na capital durante as Eleições: veja como acessar

ônibus Foto: Mirella Lopes

O movimento na Rodoviária de Natal foi intenso no início da manhã desta terça-feira (25). Em três horas, mais de 3 mil passagens intermunicipais foram emitidas nos guichês. O benefício faz parte de uma medida implementada pelo Governo do RN, que vai oferecer transporte gratuito, no 2º turno das Eleições, para o interior do estado, além da Região Metropolitana. A iniciativa foi seguida pela Prefeitura de Natal, que anuncinou ontem (24) passe livre na capital no próximo domingo (30).

Para ter direito ao passe livre intermunicipal, o eleitor precisa emitir os bilhetes de ida e volta, antecipadamente, até a próxima sexta (28). No caso do transporte metropolitano, o acesso será livre durante todo o dia, no domingo (30). Já em Natal, a medida foi anunciada pela Prefeitura, mas ainda não está regulamentada.

A decisão do Governo do Estado e do município está de acordo com decisão Supremo Tribunal Federal (STF), que na semana passada atendeu a um pedido do partido Rede Sustentabilidade e liberou o Executivo e concessionárias a oferecerem transporte público gratuito no dia da votação. O parecer vale para todos os tipos de transporte e, no caso do RN, vai contemplar, inclusive, vans do transporte alternativo metropolitano.

Entenda como acessar o direito caso a caso:

Intermunicipal

Para retirar as passagens gratuitas de ida e volta, o usuário deverá comparecer antecipadamente, de forma presencial, aos guichês das empresas rodoviárias e associações de transporte alternativo a partir de hoje (25) até as 22h da sexta-feira (28). Para tanto, deve apresentar documento e título de eleitor, comprovando que vai viajar para o município onde vota. Não será possível chegar no dia da votação e solicitar a gratuidade. O benefício deve ser requisitado previamente. 

Nesse caso, a gratuidade vale para viagens entre as 7h do sábado (29) até as 17h da segunda-feira (31). A medida contempla eleitores dos 167 municípios potiguares e abrange todas as empresas que operam no estado: Expresso Cabral, Alves, Jardinense, Riograndense e Nordeste.

Região Metropolitana

Os eleitores da Grande Natal (Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e Extremoz) poderão acessar gratuitamente o transporte metropolitano durante todo o domingo (30). O passe livre se aplica a ônibus e vans credenciadas das empresas Trampolim da Vitória, Litorânea, Cidade das Dunas, Via Sul, Santa Maria e Guanabara e, nesse caso, não há necessidade de apresentar qualquer documento

Além disso, de acordo com o secretário de Tributação do RN, Carlos Eduardo Xavier, haverá um incremento de 30% na frota.

Natal

Pressionada pelas decisões do Governo do Estado e de outras capitais brasileiras, a Prefeitura de Natal vai decretar passe livre no transporte municipal para o próximo domingo (30). A iniciativa foi anunciada ontem (24) pelo prefeito Álvaro Dias, mas ainda não foi regulamentada. Procurada pela SAIBA MAIS, a Prefeitura ainda não se posicionou sobre quando será publicado o decreto da gratuidade.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article